ESTAÇÃO DE MONTA

Escolha do touro: características maternais vão fazer a diferença na hora da IATF

Entenda os critérios de habilidade materna e índices genéticos orientam a seleção de touros para inseminação, com o zootecnista Ricardo Abreu da ABCZ

Escolha do touro: características maternais vão fazer a diferença na hora da IATF
Escolha do touro: características maternais vão fazer a diferença na hora da IATF

A escolha de touros para inseminação artificial traz diversas variáveis, e as características maternais do animal é uma delas. No quadro “Giro do Boi Responde” desta quinta-feira, 7 de novembro, o zootecnista Ricardo Abreu, da ABCZ, destacou que, para responder ao produtor Júlio Cesar Vieira, da Fazenda Vereda Boa, em Balsas (MA), as características maternais devem ser cuidadosamente analisadas para garantir melhores resultados. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações.

Entre elas, estão o peso dos bezerros aos 120 dias, fator que indica uma habilidade materna elevada, e as DEPs (Diferença Esperada na Progênie) relacionadas ao peso à desmama, intervalo entre partos e habilidade materna.

Características de habilidade materna

Lote de touros Nelore a pasto. Foto: Divulgação

Para Ricardo Abreu, a escolha dos touros ideais depende de um “conjunto da obra”, onde as fêmeas com DEPs de peso favoráveis são indicativas de alta habilidade materna, resultando em bezerros mais pesados.

Ele recomenda que produtores como Júlio consultem as avaliações genéticas do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) da ABCZ. Lá, é possível ver touros líderes em características como peso ao desmame e intervalo entre partos, fundamentais para garantir eficiência reprodutiva.

Utilizando a avaliação genética

A consulta pública do PMGZ permite aos criadores verificar DEPs detalhadas e fazer a escolha de touros com habilidade materna bem definida, essencial para a construção de um rebanho equilibrado.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Abreu orienta que produtores consultem as DEPs para intervalos entre partos, peso dos bezerros aos 120 dias e crescimento, e que optem por animais com DEPs superiores, viáveis tecnicamente para agregar ao rebanho essas características.

Índice ABCZ: o equilíbrio entre as características

O Índice ABCZ é uma métrica que considera o conjunto de características desejadas em um animal, como desempenho materno, crescimento e reprodução.

Tais indicadores formam o parâmetro para o que Abreu chama de “animal equilibrado” — aquele que desempenha bem em várias frentes e não apenas em uma. Touros que lideram neste índice estão entre as melhores opções para quem busca animais com características equilibradas e geneticamente promissoras.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile