A BOA SILAGEM

Conheça as forrageiras ideais para uma silagem de alta produção

Confira as recomendações do zootecnista Edson Poppi, no primeiro episódio da série “A Boa Silagem”. O especialista possui mais de 40 anos de atuação na consultoria de fazendas

Conheça as forrageiras ideais para uma silagem de alta produção
Conheça as forrageiras ideais para uma silagem de alta produção

Como descobrir qual é a forrageira ideal para produzir um alimento adequado para a boiada na seca? Quem respondeu essa pergunta foi o zootecnista Edson Poppi. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.

As opções para a produção de silagem foi o tema central do primeiro episódio da nova série do Giro do Boi “A Boa Silagem”.

Poppi é um dos maiores especialistas no País em produção de silagem e possui mais de 40 anos de atuação na consultoria de fazendas.

Ele é inclusive o líder deste tema silagem no maior programa de gestão de pecuária do País, o Fazenda Nota 10.

As opções de silagem devem caber no bolso do produtor

Detalhe de silagem de capim. Foto: Reprodução

O especialista explica que, a opção número um para uma boa silagem, é o milho. No entanto, apesar de ser uma lavoura rica nutricionalmente, precisa ser avaliada com muito cuidado.

“Não é em todo lugar que se consegue ter uma boa produção de milho. A lavoura só pode ser indicada em regiões em que a produtividade seja acima de 45 toneladas por hecate”, destaca Poppi.

Muito além da silagem de milho

Sorgo produzido no sistema ILPF, na Agropecuária Santa Luzia, região dos Cerrados do Maranhão. Foto: Maria Eugênia Ribeiro/Embrapa Meio Norte

As outras opções de silagem podem ser o sorgo e também os capins Mombaça, Tanzânia e o Capiaçu, que tem despertado muito o interesse de muitos pecuaristas.

“A melhor forrageira é aquela que o pecuarista consegue produzir com viabilidade dentro da realidade da propriedade e com um custo adequado”, diz Poppi.

VEJA TAMBÉM:

A Série “A Boa Silagem”

Toda sexta-feira, Poppi apresenta um novo capítulo sobre como deve ser feita a silagem na fazenda.

O especialista preparou várias dicas e orientações que vão desde a escolha da forrageira, passando por correção e adubação, preparo do local da ensilagem, compactação, fechamento do silo, até a sua abertura e o oferecimento do alimento para o gado.

Sair da versão mobile