MANEJO DE PASTO

Capim misterioso? Expert ajuda identificar variedade e seu potencial de produção

Consultoria orienta sobre produtividade de capim e cuidados para o manejo adequado

Capim misterioso? Expert ajuda identificar variedade e seu potencial de produção
Capim misterioso? Expert ajuda identificar variedade e seu potencial de produção

Tem capim misterioso no pasto! No quadro “Giro do Boi Responde” desta terça-feira, 12 de novembro, o engenheiro agrônomo Március Gracco, da Intensifique Consultoria Agropecuária, esclareceu uma dúvida enviada por Emerson Silva, de São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Assista ao vídeo abaixo e descubra este mistério.

Emerson procurou saber qual é o capim que cresce em sua propriedade e se ele possui potencial produtivo como forrageira.

Gracco respondeu que, pela descrição, a planta parece ser uma braquiária, possivelmente da variedade Angola, que pode ter alta produção de massa forrageira.

Potencial de produtividade e cuidados com o solo

Gracco explicou que o potencial produtivo desse tipo de capim gira em torno de 20 a 25 toneladas de matéria seca por hectare ao ano. No entanto, ele alertou que alcançar essa produtividade exige um manejo específico e atenção à fertilidade do solo.

A correção da acidez e a adubação com nutrientes como fósforo e potássio são essenciais. Segundo Gracco, sem esses cuidados, o capim não alcançará o máximo do seu potencial produtivo, prejudicando o fornecimento de forragem para o gado.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Manejo ideal com pastejo rotacionado

Vista aérea de piquete de pasto rotacionado. Foto: Reprodução

Para garantir a produção ideal, Gracco recomendou o uso de pastejo rotacionado, que permite o descanso adequado da planta e mantém a altura de entrada e saída nos piquetes.

Dividir a área em piquetes é uma forma prática de controlar o pastejo, facilitando o respeito aos limites da planta e evitando o sobrepastoreio.

A adubação também deve ser ajustada conforme a lotação da área, com atenção especial à quantidade aplicada, para garantir a nutrição necessária ao longo do ano.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile