DÚVIDA DO PECUARISTA

Capim humidícola: estas técnicas vão turbinar e garantir que ele fique mais verde e produtivo

Com manejo adequado e adubação certa, você pode transformar seu capim humidícola, o popular quicuio, em uma pastagem cheia de folhas e vigor

Capim humidícola: estas técnicas vão turbinar e garantir que ele fique mais verde e produtivo
Capim humidícola: estas técnicas vão turbinar e garantir que ele fique mais verde e produtivo

O capim humidícola, também conhecido popularmente como capim quicuio, com um manejo adequado e adubação certa, você pode transformá-lo numa pastagem cheia de folhas e vigor. A recomendação veio do zootecnista Edmar Peluso, especialista em pastagens, em resposta a Bruce Guerra, produtor rural de Porto Velho, no quadro “Giro do Boi Responde”. Assista ao vídeo abaixo e veja as dicas.

Segundo Edmar Peluso, um dos caminhos mais rápidos para aumentar a produção de folhas no capim humidícola é investir na fertilidade do solo, especialmente com adubação nitrogenada.

Ele sugere o uso moderado de ureia ou sulfato de amônio, ajustando as doses conforme a correção de pH e a disponibilidade de nutrientes essenciais como cálcio, magnésio e potássio.

Peluso destaca que doses de 25 a 30 kg de nitrogênio por hectare podem ser uma boa estratégia para impulsionar o crescimento folhoso sem desperdício.

O poder do manejo correto do capim humidícola

Além da fertilidade, o manejo correto é crucial para manter o capim produtivo. O capim humidícola deve ser bem manejado para evitar o “pasto batido” (quando a pastagem é rebaixada demais, dificultando a recuperação das raízes) e o “pasto passado” (quando o capim cresce demais e acumula talos duros, com menor proporção de folhas).

Segundo Peluso, um manejo que mantenha o pasto em sua “fase atleta”, ou seja, bem folhoso e na altura certa, ajuda a aumentar a massa verde e a produtividade da área.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Resultados: mais produtividade e ganho de peso

Com o manejo ideal, o capim humidícola se recupera rapidamente após o pastejo e oferece um pasto mais nutritivo, que gera ganho de peso e maior lotação de gado.

Para Peluso, o segredo de uma produção mais eficiente está no equilíbrio entre o ganho de peso por animal e o número de cabeças por hectare.

Dessa forma, o capim pode oferecer o máximo em produtividade, contribuindo diretamente para o aumento da produção de arrobas por hectare, tão desejada pelos pecuaristas.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile