GIRO DO BOI RESPONDE

Capiaçu: entenda a influência da irrigação na produção da forrageira

Especialista em nutrição animal e produção de silagem esclarece como essa estratégia de irrigação pode ser viável para sua fazenda. Assista ao vídeo

Capiaçu: entenda a influência da irrigação na produção da forrageira
Capiaçu: entenda a influência da irrigação na produção da forrageira

Pecuaristas, a busca por forrageiras mais produtivas e resistentes à seca tem um aliado fundamental: a irrigação. Flaviano Taques, produtor rural de Rosário Oeste, Mato Grosso, levantou uma dúvida importante sobre o capiaçu: a forrageira produziria melhor em áreas irrigadas?

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, o zootecnista Edson Poppi, especialista em silagem e embaixador de conteúdo do Giro do Boi, respondeu à pergunta no quadro “Giro do Boi Responde”.

Ele confirmou que a irrigação é uma solução viável que pode prolongar os benefícios do capiaçu.

Irrigação: mais produtividade e mais cortes

O capiaçu já é conhecido por sua alta produtividade e qualidade nutricional. No entanto, o uso da irrigação pode potencializar ainda mais esses benefícios.

Normalmente, em áreas não irrigadas, o produtor consegue fazer dois cortes por ano e um terceiro muito pequeno. Com a irrigação, a produtividade seria aumentada, e o produtor teria a vantagem de ter material disponível para o gado mesmo no período seco.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Análise de custo-benefício e viabilidade

Edson Poppi ressalta que, para decidir se vale a pena investir na irrigação, é crucial fazer uma análise de custo-benefício.

É preciso colocar na ponta do lápis os custos de implantação e operação do sistema de irrigação e comparar com o retorno do aumento de produtividade.

No entanto, a irrigação parece ser uma solução viável para o capiaçu, pois ela garante a continuidade da produção, a segurança alimentar do gado na seca e a redução de custos com outros insumos.

A irrigação é uma ferramenta que pode otimizar o uso do capiaçu, transformando-o em uma forrageira ainda mais estratégica para a fazenda, especialmente em regiões onde a seca é um desafio constante.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile