TECNOLOGIA

Startup garante ponto exato de venda do boi confinado. Margem chega até 30%

Confira os detalhes do aplicativo BeefTrader na entrevista com o médico veterinário e pós-doutor Tiago Albertini, CEO e fundador da empresa @Tech

Uma startup desenvolveu um aplicativo que garante o ponto exato de venda do boi confinado. A inovação surpreende pois pode fazer o pecuarista a obter margens de até 30% nas negociações com o boi gordo. Assista ao vídeo abaixo e confira como essa tecnologia funciona.

O aplicativo é o BeefTrader que foi desenvolvido pela @Tech, uma startup que nasceu em Piracicaba (SP), na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Quem explicou os detalhes da inovação do aplicativo foi o médico veterinário e pós-doutor Tiago Albertini, CEO e fundador da empresa @Tech.

“O ponto chave do aplicativo é encontrar o ‘ponto ótimo de negociação’ do boi. A margem que o produtor pode garantir pode variar entre 7% e 30%”, diz Albertini.

Fundada há cerca de 10 anos, a startup passa a direcionar soluções para o produtor rural desde 2019. No Brasil, a ferramenta já monitora 34 confinamentos, acompanhando a negociação de 70 mil a 80 mil cabeças de bovinos.

Startup faz acompanhamento do peso remoto do gado

Gado passando por balança remota. Foto: Divulgação
Gado passando por balança remota. Foto: Divulgação

Imagine poder pesar seu gado sem sair do conforto de sua casa. Essa realidade é outro serviço de destaque do BeefTrader.

Com a inovação, os produtores podem monitorar o peso do gado de forma remota e precisa, tornando o processo mais eficiente do que nunca.

O segredo por trás desse avanço é a incorporação de sensores nos piquetes onde o gado pasta.

Esses sensores permitem que o boi seja pesado até doze vezes ao dia, sempre que ele vai beber água. Isso proporciona um acompanhamento minucioso do peso e desempenho de cada animal, gerando dados valiosos para a tomada de decisões.

“Ao longo de todo o confinamento do gado, o animal é pesado mais de mil vezes, aumentando a precisão da ferramenta”, diz Albertini.

Com isso, o aplicativo permite aos pecuaristas acompanhar, em tempo real, o processo de engorda de seus animais.

Isso significa que o produtor pode verificar o desenvolvimento dos bovinos remotamente, sem a necessidade de estar presente fisicamente na fazenda.

Análise de dados avançada e inteligência artificial no confinamento

Bovinos em unidade de confinamento. Foto: Reprodução

A verdadeira revolução está na combinação de análise de dados avançada e inteligência artificial. O BeefTrader utiliza algoritmos de IA para prever o desempenho dos animais e identificar o Ponto Ótimo de Negociação (PON).

Isso ajuda os produtores a tomar decisões mais estratégicas, aumentando a lucratividade de seus negócios.

O software também se preocupa com a sustentabilidade e eficiência ambiental. Com a monitorização constante, é possível otimizar o uso dos recursos naturais, reduzindo o impacto ambiental da atividade pecuária.

Além disso, ao fornecer informações precisas sobre o estado dos animais, o BeefTrader contribui para a segurança alimentar, garantindo produtos de qualidade aos consumidores.

Clique aqui e conheça outros detalhes sobre a empresa e suas soluções tecnológicas para a pecuária de corte.

Sair da versão mobile