O Speckle Park (lê-se ‘spécol párk’) é a mais nova raça bovina introduzida no País. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.
O bovino é de origem canadense, foi adaptado na Austrália e, de lá do país da Oceania, veio material genético para a disseminação dos primeiros animais no Brasil.
O gado começou a ser disseminado através do trabalho de quatro pecuaristas, três brasileiros e um australiano: Pedro Junqueira de Martini, que vive na Austrália; Ricardo Monteiro e Renato Pimenta, de Minas Gerais e Goiás respectivamente, e o pecuarista australiano Dale Humphries.
Monteiro esteve nesta sexta-feira, 13, no estúdio do Giro do Boi e contou como começou o trabalho de introdução desse gado no País. O produtor rural e empresário é sócio-diretor da Speckle Park Brasil.
Origens da raça bovina Speckle Park
O gado Speckle Park é uma raça específica para corte desenvolvida na província canadense de Saskatchewan em meados de 1959.
O gado veio de um cruzamento feito entre duas raças britânicas, o Aberdeen Angus e o Shorthorn.
“É um gado que tem pintas características, e por isso seu nome é Speckle que quer dizer pinta em inglês. O bovino produz uma carne muito diferenciada com um marmoreio de até nível 4”, diz Monteiro.
Na Austrália, a raça passou a ser adaptada para dois extremos: muito frio e muito calor. Lá, os bovinos puros podem suportar até temperaturas de 40°C.
Esta adaptabilidade foi o grande trunfo para começar a desenvolver o gado em solo brasileiro, segundo Monteiro.
Os primeiros animais puros no Brasil
O primeiro bovino puro da raça Speckle Park nasceu em março de 2022 através da importação de embriões da Austrália.
O bovino nasceu justamente na fazenda de Renato Pimenta, no município de Santa Fé (GO). Atualmente, são cerca de 20 bovinos puros em todo o Brasil.
“Até o final do ano, se tudo correr como planejamos, serão cerca de 100 puros”, diz Monteiro.
O rebanho de bovinos cruzados, especialmente em matrizes Nelore, deve chegar a 100 animais e, a projeção é chegar a 300 cruzados até o final do ano.
Os primeiros polos de criação da raça no Brasil
Além do Estado de Goiás, com animais puros e cruzados a raça também está sendo desenvolvida em Minas Gerais e em Santa Catarina.
O registro da raça está sob os cuidados da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC).
No ano passado, a Speckle Park Brasil esteve na Expointer e apresentou a carne do gado, destacando os diferenciais e os potenciais da raça em solo brasileiro.
“A carne do Speckle Park é muito diferenciada, com maciez e sabor distinto”, diz.
Entre as características do rebanho, o produtor destaca a alta adaptabilidade e precocidade dos animais, que acelerado o abate, com bovinos mais jovens.
Para outras informações do Speckle Park no Brasil
Para conhecer melhor as características do gado que passa a enriquecer o rebanho brasileiro, os produtores podem entrar em contato.
- E-mail: ricardo@specklepark.com.br
- Instagram: @speckleparkbrasil