O Giro do Boi desta terça, 30, mostrou em reportagem gravada na sede da Esalq-USP como funciona um programa de computador que simula custos e lucros da terminação intensiva, feita em confinamento. A ferramenta é fruto de uma linha de pesquisa que começou há 25 anos e está disponível ao pecuarista que deseja prever qual será seu ganho ou se é viável utilizar o sistema de engorda dentro de uma temporada.
O professor e pesquisador da Esalq Dante Pazzanese Lanna falou com a equipe de reportagem do programa sobre a precisão do software. “Hoje eu posso dizer que o RLM (sigla para Ração de Lucro Máximo) é muito preciso e acurado. Nós chegamos em um nível de precisão na predição de desempenho dos bois, ganho de peso e conversão alimentar que permite você calcular a lucratividade antes de começar o confinamento”, resumiu.
O programa é atualmente utilizado por boa parte dos consultores de confinamentos e fábricas de ração do país, destacou Lanna, não só por ofertar informações para a tomada de decisões do produtor, mas também por prever outros indicadores. “O RLM calcula já a dieta que ele escolher. Vamos dizer que o milho está barato e a silagem de cana está barata. Se ele juntar isso na dieta, (o programa) já calcula a quantidade de gases de efeito estufa que aquela dieta produzirá. Então o software, além de otimizar a lucratividade, já te dá índices de sustentabilidade”, exemplificou.
O software conta com uma biblioteca de alimentos que podem ser usados na dieta intensiva para confinamento ou semiconfinamento. A conversão destes ingredientes é avaliada em laboratório da própria Esalq e, a partir da inserção dos valores atualizados dos produtos, o RLM simula custos e lucros da engorda. “Com esses alimentos e os preços deles você simula no programa qual seria o desempenho do animal. Qual seria o ganho de peso, a conversão alimentar. Então hoje você pode simular qual é a realidade e tomar a decisão”, explicou.
O software pode ser baixado pelo site que consta abaixo:
Veja na entrevista abaixo mais detalhes do programa desenvolvido na Esalq: