teste

NUTRIÇÃO ANIMAL

Silagem nota 10: produtor de Castro (PR) vence concurso e ensina como reduzir perdas

Um produtor de Castro (PR) venceu um concurso nacional de silagem. Conheça as técnicas que fizeram a silagem nota 10 da Chácara 7 de Setembro e como reduzir perdas

Silagem nota 10: produtor de Castro (PR) vence concurso e ensina como reduzir perdas
Silagem nota 10: produtor de Castro (PR) vence concurso e ensina como reduzir perdas

Pecuaristas, a produção de leite exige um manejo preciso, e o segredo para o sucesso pode estar na silagem, o principal insumo do gado. Durante a Agroleite, um concurso de silagem chamou a atenção dos produtores e premiou as melhores técnicas. O grande vencedor foi o pecuarista Everson Rentz, da Chácara 7 de Setembro, em Castro (PR), que produziu uma silagem nota 10. Assista ao vídeo e confira.

Nesta entrevista no programa Giro do Boi, Everson Rentz compartilhou os segredos que o levaram ao primeiro lugar do concurso e como ele conseguiu reduzir as perdas, que no Brasil podem ultrapassar os 20% na produção de silagem.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Silagem nota 10: o segredo do sucesso

Everson Rentz, que é produtor de leite há 20 anos, começou com Caracu e hoje tem um plantel de cerca de 100 animais Jersey na ordenha, é um exemplo de como a inovação e o investimento em tecnologia podem transformar a produção.

Ele, que já participa do concurso há 5 anos, conquistou o primeiro lugar na etapa Castrolanda e na etapa final. Ele ensina que o segredo para uma silagem nota 10 está em alguns pilares:

  • Ponto ideal de corte: É fundamental cortar o milho no ponto ideal de matéria seca, para que a fermentação seja correta.
  • Compactação perfeita: A compactação do material no silo deve ser muito bem feita, para que o oxigênio não entre e comprometa a fermentação.
  • Isolamento de oxigênio: O Everson usa duas lonas para fechar a trincheira e isolar as barreiras de oxigênio, o que ajuda a reduzir as perdas.
  • Tempo de cura: A silagem deve ficar pelo menos 90 dias fechada para uma boa fermentação. Quanto mais tempo, melhor a fermentação.

O Everson explica que, ao abrir o silo, ele só retira o que vai usar em no máximo dois dias, o que evita que o oxigênio entre e comprometa o restante da silagem. Ele também usa uma película como barreira de oxigênio, que ajuda a isolar a silagem da lona.

Dieta e produtividade: a receita da Chácara 7 de Setembro

Silagem de milho. Foto: Divulgação.

A silagem de milho do Everson, que foi a campeã do concurso, é utilizada em uma dieta que garante uma produção de 26 litros de leite por vaca por dia.

A dieta do rebanho Jersey de Everson Rentz é acompanhada por um técnico em nutrição da cooperativa e tem a seguinte composição:

  • Silagem de milho: 25 kg de silagem por dia por animal.
  • Forragem de inverno: Aveia pré-secada.
  • Ração: 23% de proteína, com farelo de soja e polpa cítrica.
  • Mineral: Mineral com ADE e um tamponante com levedura.

Além disso, o Everson faz dois tratos ao dia, um pela manhã e um pela tarde, para que o gado passe a noite comendo.

O Everson também está investindo no programa Beef on Dairy, que consiste em inseminar vacas de leite que não são muito boas para a produção com touros de corte. O objetivo é ter uma segunda aptidão na propriedade e fazer um “leite-corte”.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile