PECUÁRIA LEITEIRA

Silagem de milho: vale a pena misturar ureia para oferecer às vacas?

Confira a resposta do zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Ao preparar a silagem de milho para vacas leiteiras, vale a pena misturar ureia nesse alimento para o gado? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta na detalhada.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Jorge Marciel, do município de Campo Grande (MS). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 1.

Quem respondeu foi o zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

Ureia é uma boa fonte proteica na silagem?

Vacas leiteiras se alimentando com ração no cocho. Foto: Reprodução
Vacas leiteiras se alimentando com ração no cocho. Foto: Reprodução

A ureia não é a melhor fonte proteica para ser adicionada à silagem de milho. A silagem de milho é um produto energético e pode ser enriquecido com uma boa fonte de proteína.

No entanto, Marquez indica outra fonte proteica muito competitiva e mais barata. Esta fonte é o farelo de soja.

“Minha sugestão é comprar o farelo de soja, e fazer a sua melhor mistura nessa silagem de milho”, diz Marquez.

Para as vacas, a silagem é a segunda melhor matéria verde para a alimentação. A primeira melhor fonte de matéria verde é ainda o pasto, segundo o especialista. 

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.

Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile