A partir desta segunda, 09, o Giro do Boi passou a exibir uma série de vídeos produzida em parceria entre a Corteva Agriscience e o Canal Rural que destaca o resultados que pecuaristas tiveram ao utilizar a tecnologia dos produtos da família XT, linha de defensivos que realiza o controle de plantas daninhas lenhosas e semilenhosas por meio de aplicação foliar.
No primeiro de cinco episódios, a história em destaque veio do pecuarista Juliano Szura, que tem propriedades nos municípios paranaenses de Rio Bonito do Iguaçu e Saudade do Iguaçu. Szura lembrou que a família tem tradição na agropecuária, algo que começou com seu avô, que atuava no ramo de frigorífico em Chopinzinho-PR, quando surgiu a oportunidade de adquirir uma área para a prática da atividade. “Compramos um pouco mais de área e foi crescendo e crescendo também o gosto pela coisa e começou a ter retorno, a parte lucrativa. Então quando a gente viu que a pecuária era lucrativa, nada melhor do que fazer o que gosta e ainda ganhar para isso”, contou.
“Dos produtos da Corteva, nós já trabalhávamos com Tordon […], com o Pleno”, destacou Juliano ao falar sobre o controle de plantas daninhas em pastagens. O pecuarista disse que ao saber da chegada dos produtos da família XT, resolveu experimentar em uma das áreas para confirmar que o produto, de fato, substituía várias aplicações de produtos diversos por um só.
“A Corteva é muito importante para mim porque eles estão sempre juntos, sempre trabalhando em conjunto nas fazendas, têm apresentado tecnologias, solução para minha pastagem. Eu tenho conseguido manter a fazenda hoje 80% a 90% limpa, as áreas ficam esteticamente um espetáculo, então nós temos um trabalho com a Corteva já faz muito tempo e pretendo continuar assim. Hoje o que tem de melhor no mercado é o XT, da Corteva”, aprovou.
“A gente é sempre movido a tecnologia e inovação e a Corteva está vindo ao encontro disto, que a cooperativa, a Coasul busca, e o nosso cooperado, nosso produtor rural, também está buscando. Então acho que esta aliança cada vez se fortalece mais com ciência, tecnologia e nosso produtor no campo”, celebrou Jonas Tomé, da Coasul. “Toda vez que visito uma propriedade dessas, como a do sr. Juliano aqui de Saudade (do Iguaçu-PR), brilha os olhos, as imagens que a gente viu hoje aqui são sensacionais. É realmente um orgulho de trazer tecnologia para esse pessoal para poder estar ajudando o pecuarista e deixar o pasto dele cada vez mais extraordinário”, complementou Tomé.
Veja os outros episódios da série Meu Pasto Extraordinário
+ “O pasto produz, o capim cresce”, diz pecuarista sobre novo defensivo para plantas daninhas
+ Produtor indica como eliminar plantas daninhas no consórcio do pasto com Teca
+ “Precisa de paixão”, diz produtor da Bahia sobre sucesso na pecuária
Veja o primeiro episódio da série no vídeo a seguir: