TECNOLOGIA

Serasa Experian passa a monitorar desmatamento de fazendas no Brasil

Empresa famosa por monitorar a saúde financeira amplia atuação para o monitoramento ambiental com tecnologia de satélite

Serasa Experian passa a monitorar desmatamento de fazendas no Brasil
Serasa Experian passa a monitorar desmatamento de fazendas no Brasil

Tradicionalmente conhecida pela sua expertise em monitorar a saúde financeira de pessoas físicas e jurídicas, a Serasa Experian expandiu sua área de atuação para o monitoramento ambiental de propriedades rurais no Brasil. A empresa, que é a primeira e maior datatech do Brasil, fomenta todos os dias o acesso a informações que impulsionam a democratização do crédito rural e a aplicação dos critérios ESG no País. Assista ao vídeo abaixo e confira a entrevista na íntegra.

De acordo com Joel Risso, diretor de novos negócios Agro da Serasa Experian, a empresa agora utiliza tecnologias de ponta, como imagens de satélite, para monitorar áreas rurais e o comportamentos dos produtores.

Permitindo a coleta de dados históricos e a verificação de critérios socioambientais nas propriedades, áreas de pastagem e fornecedores, diretos e indiretos.

Benefícios das imagens de satélite

As imagens de satélite oferecem um monitoramento confiável e seguro, sendo capazes de checar o cumprimento dos rigorosos compromissos socioambientais definidos por empresas e setores.

Elas também podem viabilizar a extração de dados objetivos sobre áreas plantadas, antecipar tendências de mercado e monitorar mudanças no uso da terra.

Em um cenário pecuário global, onde a rastreabilidade do boi e a sustentabilidade são fundamentais, essas tecnologias são indispensáveis para reduzir o impacto ambiental das operações e melhorar a gestão.

Integração com inteligência artificial

Joel Risso também comenta sobre a importância de integrar essas tecnologias com ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA).

A combinação de IA com dados de qualidade e conhecimento técnico permite obter insights valiosos para a gestão sustentável.

A IA, aliada às imagens de satélite, auxilia na antecipação de riscos futuros e na criação de estratégias de gestão alinhadas às melhores práticas ESG (sigla em inglês que significa práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização).

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Impacto no acesso ao crédito e nas práticas sustentáveis

A adoção de tecnologias ambientais é incentivada pelo mercado financeiro e pelos planos governamentais, como o Plano Safra 2023/24, que oferece taxas de crédito menores para quem está em dia com as práticas sustentáveis.

Esses incentivos demonstram um movimento crescente para uma atuação mais harmônica entre a produção pecuária e o meio ambiente, essencial para manter boas relações internacionais e garantir o sucesso dos negócios de exportação.

Monitoramento ambiental e o uso de tecnologias no campo

Bovinos em área de ILPF. Foto: Embrapa

A presença da Serasa Experian no campo, adicionando mais uma expertise ao seu portfólio – a inteligência de satélite – e o uso de tecnologias avançadas com base em IA, representam um avanço significativo na promoção de uma pecuária mais sustentável.

Essas inovações são estratégicas para o futuro do setor e do meio ambiente, assegurando a eficiência e visão ESG na gestão das propriedades rurais no Brasil.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile