GIRO DO TEMPO

Seca e calor intensificam estresse térmico do gado em áreas de pecuária no Sudeste

Confira como fica o tempo para os próximos dias para diversas regiões de agropecuária do País

Seca e calor intensificam estresse térmico do gado em áreas de pecuária no Sudeste
Seca e calor intensificam estresse térmico do gado em áreas de pecuária no Sudeste

No prognóstico climático exclusivo para o site do Giro do Boi desta sexta-feira, 31 de maio, o meteorologista Arthur Müller trouxe más notícias para a região de Barretos, no interior de São Paulo e demais regiões do País. Confira o vídeo abaixo e veja a previsão detalhada.

A região vem sofrendo com a falta de chuvas e, de acordo com Müller, nos próximos 30 dias não há previsão de chuvas volumosas, o que prejudica ainda mais o desenvolvimento das pastagens.

As temperaturas mínimas continuarão baixas nos próximos dias, na casa de 10°C a 11°C, mas devem subir gradativamente no começo de junho, atingindo 33°C. Este cenário de calor intenso resseca ainda mais o solo, provocando estresse térmico no gado de confinamento.

Previsão para o Sudeste e outras regiões

Além de Barretos, a previsão para o Sudeste inclui a formação de uma frente fria que traz nebulosidade para áreas do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, mas sem chuvas volumosas.

Regiões como São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais terão mínimas entre 10°C e 14°C. No entanto, também se espera que as temperaturas máximas, especialmente no MATOPIBA e Tocantins, alcancem até 35°C, exacerbando a seca.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Condições no Sul e Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o frio predominou em Amambaí, Mato Grosso do Sul, onde houve geada na quarta-feira com mínimas de 1,9°C.

No entanto, as temperaturas deverão subir nos próximos dias, eliminando o risco de geada. O Sul do Brasil também enfrentará frio contínuo com mínimas entre 3°C e 8°C, especialmente nas áreas de divisa de Santa Catarina e Paraná, onde o risco de geada persiste.

Umidade do solo e precipitações

O mapa de umidade do solo revela que o Sudeste, especialmente o interior de São Paulo, está ressecado, com poucas chuvas para repor a umidade.

Chuvas beneficiam principalmente o centro-sul de São Paulo e zonas de divisa com o Paraná e sul de Minas Gerais, mas esses não são acumulados significativos.

No Espírito Santo e faixa leste de Minas Gerais, o volume de chuva nos próximos cinco dias pode alcançar até 30 mm, ajudando na reposição da umidade do solo nessas áreas.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile