Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, trouxe previsões preocupantes para os próximos 30 dias no interior de São Paulo durante o quadro Giro do Tempo nesta quarta-feira, 5 de junho. Ele informou que praticamente não há previsão de chuvas volumosas para a região. Assista ao vídeo e confira.
Embora possa chover levemente no início de julho, os acumulados serão insignificantes, entre 3 e 5 mm, insuficientes para repor a água do solo.
Temperaturas elevadas e risco de queimadas
Na primeira quinzena de junho, espera-se que as temperaturas máximas cheguem a 30°C, com um breve alívio por volta do dia 17, quando as máximas devem cair para cerca de 20°C e, no dia 21, as mínimas devem atingir 10°C.
Apesar dessa curta queda de temperatura, não há risco de geada, e as temperaturas voltarão a subir gradativamente, atingindo novamente os 30°C, o que não favorecerá a recuperação das pastagens e aumentará o risco de focos de incêndio.
Condições climáticas no Centro-Oeste e outras regiões
No Centro-Oeste, a previsão é de uma quarta, quinta e sexta-feira ensolaradas, com temperaturas máximas de 29°C em Rio Verde.
As temperaturas continuarão elevadas durante a semana em boa parte do Centro-Oeste, interior do Matopiba e região Norte. Máximas de até 35°C são esperadas, potencializando o risco de incêndios, especialmente no Oeste de Goiás, Sul de Mato Grosso e Norte de Mato Grosso do Sul.
Impacto no milho segunda safra e nas pastagens
A ausência de chuvas e o calor intenso não só prejudicam as pastagens, como também afetam negativamente o milho segunda safra, que se encontra na fase de enchimento de grãos.
A previsão indica que as chuvas podem voltar apenas após a segunda quinzena de junho no oeste de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, mas sem intensidade suficiente para reverter o déficit hídrico.
Condições no Sul e Sudeste
Uma frente fria que avançou sobre a região Sul já chegou ao Sudeste, trazendo nebulosidade especialmente para a faixa leste dessa região.
Enquanto isso, a chuva deve ocorrer na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, estendendo-se pelo litoral do Sudeste e boa parte da faixa leste do Nordeste, embora não sejam esperadas chuvas volumosas.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.