Se no corte já é ruim, no leite é ainda pior! 

Confira o que fazer para transformar um animal arredio num bovino muito mais dócil

O quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 12, trouxe algumas ideias de manejo com bovinos de leite, a partir de uma dúvida enviada pelo pecuarista e telespectador Claudio Foleto.

Ele disse que tem uma vaca de um cruzamento entre as raças Jersey e Gir, que era até mansa quando era mais nova, e que, agora ficou extremamente agressiva, a ponto de ameaçar quem se aproximasse dela. Foleto perguntou por que a vaca se tornou tão agressiva e se isso tem a ver com o manejo da fazenda.

Para o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil, a raiz do problema pode estar relacionada ao ambiente de criação, bem como na falta de contato da equipe da fazenda com os animais.

“Temos vários experimentos com o Jersey e o Gir no Estado de São Paulo e Minas Gerais que mostram muitos resultados de sucesso com vacas de ordenha. O que influencia o temperamento e a índole do animal é o manejo e o ambiente que ele foi criado”, diz Marquez.

Para Marquez, um bom manejo racional, com mais contato humano com os animais desde o seu nascimento fazem muito diferença para a docilidade do rebanho.

“Em fazendas de leite, animais que são criados em bezerreiros separados, onde o tratador vai lá todos os dias e dá o leite para este animal, duas vezes por dia, faz uma escovação na área digestiva do animal, isso tudo acalma demais esta vaca. E quando ela vai para a ordenha, e já teve contato com o ser humano, ela já sabe que aquele ser humano está ali para alimentar e cuidar dela”, diz Marquez.

Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo com os animais, genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile