Saiba quais são os três grandes rituais das fazendas que ganham dinheiro

Consultor passou as dicas no 12º e último episódio do quadro especial Dicas do Chaker; relembre todos os conteúdos da série

Foi ao ar nesta sexta, 31, o 12º e último episódio do quadro especial Dicas do Chaker. O número representa os capítulos do livro “Como ganhar dinheiro na pecuária – Os segredos da gestão descomplicada”, uma obra do zootecnista, mestre em produção animal e consultor Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias.

+ Acesse aqui todos os vídeos da série Dicas do Chaker

Desta vez, Chaker revelou quais são os três grandes rituais das fazendas ganhadoras de dinheiro, as lucrativas. Algo que falta nas fazendas que dão prejuízo. Estes rituais não diferem muito entre si, mas precisam ser realizados de forma sistemática.

O primeiro é o acompanhamento semanal das atividades e metas estabelecidas. Marcar reunião todas as sextas pela tarde, ou sábado pela manhã, por exemplo, em que a equipe atualiza a conclusão ou não das tarefas previstas, realizadas e ainda programa atividades da semana seguinte.

O segundo ritual é o acompanhamento mensal e trimestral, ou seja, acompanhamentos de fechamento da estação. É quando são acrescidos à reunião os dados das pesagens periódicas, lucro da propriedade ao longo do mês ou do verão, inverno, outono, primavera, por exemplo. É neste encontro que as correções de rotas para o cumprimento das tarefas são feitas para que se termine o ano no azul.

O terceiro ritual é a reunião de acompanhamento anual, fechando todos os números de desempenho da fazenda como lucro, desfrute, colheita da safra. “É aqui que eu verifico se nós ganhamos o jogo ou não”, comparou Chaker.

Veja o quadro Dicas do Chaker completo no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile