O desafio das “precocinhas” deve ser logo no primeiro cio das fêmeas. Confira os detalhes disso no vídeo abaixo.
A recomendação foi para a criadora Nana Guimarães, de Quirinópolis (GO). Ela escreveu para o Giro do Boi perguntando se pode fazer o desafio das precocinhas a partir do segundo cio das fêmeas.
Quem esclareceu essa dúvida foi o especialista em reprodução animal José Ricardo Fachin, no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 27.
“É um pouco controverso falar em desprezo no primeiro cio nessas novilhas, até pela questão da pecuária moderna de hoje tentanto encurtar ciclos e fazer com que cada vez mais as precocinhas emprenhem mais cedo, a partir dos 13 ou 14 meses de idade”, diz Fachin.
Aposte em emprenhar as novilhas no 1º cio
Ao invés de emprenhar no segundo cio, a pecuarista deve apostar em emprenhar as novilhas logo no primeiro cio, mesmo, com protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
“Pois ao emprenhar mais cedo, logo quando as novilhas estão entrando na puberdade, o criador produz bezerros cada vez mais cedo também”, diz Fachin.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Faça como o telespectador acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre manejo sanitário ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.
Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.