Saiba os 4 erros mais comuns de manutenção das cocheiras da tropa 

Especialista destaca as dicas importantes para manter o ambiente de repouso dos cavalos sempre nos trinques

O Giro do Boi desta quinta-feira, 5, apresentou mais uma reportagem da série Manejo de Tropa com mais dicas importantes do médico veterinário Ricardo Moraes. O assunto do dia foi sobre a manutenção das cocheiras.

O lugar é a casa dos animais, e, assim como nós humanos, os cavalos também precisam de um ambiente muito bem arejado, iluminado e, especialmente limpo, com oferta de alimento, sal mineral e água de boa qualidade.

“Precisamos trazer o máximo de conforto para os cavalos, com uma cocheira aqui bem arejada, grande, higienizada e com dreno”, explica Moraes. O especialista listou os quatro erros mais comuns na manutenção desse espaço. Confira:

  1. Falta de higienização. A recomendação é que a baia seja limpa, no mínimo, duas vezes por dia. 
  2. Falta de manutenção dos cochos. Deve ser feita a limpeza diária de cochos para ver se tem restos de alimento que sobraram da ração, que precisam ser trocados constantemente. 
  3. Água de má qualidade. É preciso verificar a água dos animais, inclusive atestando a qualidade dela nos reservatórios que abastecem os bebedouros. 
  4. Umidade e sujeira. É essencial limpar a área retirando fezes e urina que podem atrair doenças, insetos, roedores além do risco de agravar a umidade do ambiente. 

Acompanhe o trabalho e demais dicas de Moraes pelo Instagram @ricardo.moraes.vet.

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra:

 

Sair da versão mobile