Nos campos de Santo Antônio de Goiás, bem perto da capital Goiânia, uma fazenda de 515 hectares se tornou exemplo de gestão e planejamento ao concentrar suas atividades em produção de boi a pasto. E foi lá que a equipe do Giro do Boi registrou os segredos dessa alta produtividade, que está detalhada na Rota do Boi exibida nesta quinta-feira, 27.
Conduzida pelo jovem pecuarista Oswaldo Stival Neto, o foco da Fazenda Boi Verde é a produção de capim de qualidade. “Eu sempre digo que sou um produtor de capim, o gado é nossa máquina colheitadeira, que estão colhendo as arrobas”, compara o produtor.
Os resultados da propriedade alcançam as 30 arrobas por hectare ao ano, algo raro nesta região de Cerrado. Para alcançar esses níveis de produtividade, Stival visitou propriedades nos Estados Unidos, Argentina e Austrália em busca de mais rentabilidade, e por lá enxergou outras fontes eficientes de engorda para o gado. A vontade de se tornar melhor neste quesito foi tão grande que ele até se especializou em produção de forragens na Esalq-USP. Oswaldo é a quarta geração dos pecuaristas da família, resultado de uma sucessão familiar eficiente e hoje sua meta é de produzir 35 arrobas por hectare.
Confira mais detalhes dessa produção de sucesso em mais um episódio da Rota do Boi.