Saiba como fornecer água de qualidade aos bovinos preservando os recursos hídricos

Médico veterinário Fernando Loureiro disse em resumo como atender a demanda dos animais de produção sem prejudicar a sustentabilidade da propriedade rural

Em participação no Giro do Boi Desta quinta, dia 07, o médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em fornecimento de água para bovinos, falou sobre como atender a demanda dos animais ao mesmo tempo que se preserva os recursos hídricos da fazenda.

Em primeiro lugar, Loureiro falou da importância de preservar as nascentes das fazendas. As minas d’água devem ser cercadas e protegidas do pisoteio do gado e da contaminação com esterco, urina e defensivos. A arborização no entorno também deve ser mantida, reforçou o veterinário, o que contribuir para a preservação.

Loureiro ressaltou ainda que a água deve ser fornecida em pilhetas, ou bebedouros artificiais. Além disso, o pecuarista deve formar reservatórios artificiais, ainda que sejam escavados em terra. Isso serve para armazenar água em açudes ou represas, por exemplo, em estruturas que podem ser protegidas por geomembrana ou placas metálicas, formando recipiente adequado para a fonte dos recursos hídricos.

Depois disso, Loureiro comentou que o produtor deve programar ao menos uma vez na semana a limpeza do bebedouro, removendo matéria orgânica e algas. Dentro deste manejo, é possível evitar o desperdício de água usando motobombas, como a das piscinas. Dessa forma, a água removida chega a apenas 10 a 15% do total do bebedouro.

O líquido sujo que o produtor retira pela motobomba pode também fertilizar pastagens, lembrou Fernando. O pecuarista deve tomar cuidado, entretanto, para distribuir esta água na maior área possível para não formar erosão ou enxurradas.

Por fim, confira as dicas completas pelo vídeo a seguir:

Sair da versão mobile