CAPIM O ANO TODO

Saiba as variedades de pastagens mais indicadas para cada período do ano

Confira as recomendações do engenheiro agrônomo Wagner Pires, embaixador de conteúdos do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Quais são as espécies de forrageiras mais indicadas para cada período do ano? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Carlos Pontes, do município de Jequeri (MG). A questão foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 19.

Quem deu as recomendações foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires. Pires é pós-graduado na área de pastagens pela Esalq-USP e um dos principais embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

Ele também é consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”.

Capim Andropogon e Paiaguás

Bovinos em pastejo com cultivar BRS Sarandi. Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados
Bovinos em pastejo com cultivar de Andropogon BRS Sarandi. Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados

A primeira indicação do especialista é o capim Andropogon distribuído em alguns piquetes de pasto da propriedade.

O capim possui uma característica muito interessante: tem um alto crescimento logo após as primeiras chuvas. Por isso esta variedade será bastante interessante ter na fazenda, segundo Pires.

Outra opção interessante é o capim Paiaguás pois tem um sistema radicular muito profundo. É um capim que vai dar um resultado diferenciado na sua pastagem na entrada da seca

Manejo nutricional do solo

Trator em operação de formação de área de pastagem. Foto: Divulgação

No entanto, o especialista destaca que se for feito um trabalho adequado de nutrição do solo e com um bom manejo do pasto, não o deixando rapado pelo gado, outras gramíneas também terão o mesmo resultado.

“O ideal é que a sua planta saia do período de seca com bastante raiz. Se isso acontecer, ela vai ter uma excelente rebrota e, aí, rapidamente você vai ter o pasto”, diz Pires.

Diversificação de variedades de pastagens na fazenda

Rotação de pastagem para gado de corte. Foto: Divulgação

Não é recomendada a monocultura de capim. O ideal é que sejam plantadas e cultivadas na fazenda, ao menos, três tipos diferentes de gramíneas.

“Não estou querendo dizer para você ter dois ou três tipos de capim num rotacionado, mas cada capim num setor na sua fazenda”, diz o especialista.

A diversificação ajudará inclusive a proteger as forrageiras do ataque de pragas e doenças, escolhendo as espécies menos suscetíveis.

Confira no vídeo acima, todos os detalhes de cultivares de capim que merecem um destaque especial nas propriedades de bovinos de corte.

Veja também:

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta.

Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile