Na previsão do tempo desta sexta, dia 14, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, chamou atenção para uma onda de calor que vai passar pelo Sul nos próximos dias. Segundo o especialista, deve ser a maior onda de calor dos últimos anos.
“Em alguns locais vai quebrar recorde das últimas décadas, principalmente no Rio Grande do Sul. […] Tivemos temperaturas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul que já atingiram na última quarta-feira 41ºC. Agora, a expectativa é que até possa passar dos 42ºC nessa quinta (ontem, 13) ou sexta-feira (14)”, disse em resumo.
Em seguida, Schneider projetou que a onda de calor permaneça até domingo, chegando próximo à região de Porto Alegre com temperaturas que podem também passar dos 40º C.
UMIDADE
Ao mesmo tempo, a boa notícia para a Região Sul é que a grande novidade é a umidade que começa a vir do setor amazônico. “Vai ter já a partir desta sexta-feira e também final de semana pancadas de chuva na Região Sul”, anunciou.
De acordo com o meteorologista, a expectativa de maior volume é na virada de domingo para segunda-feira. Além disso, tem previsão de granizo para a faixa leste da Região Sul entre SC e PR, pegando ainda parte de SP e sul de Minas.
Em conclusão, Schneider projetou o tempo também para o final de janeiro, entre 21 e 28/01. “Perspectiva de ter precipitações, principalmente entre SC, PR, SP, Triângulo Mineiro e o sul de Minas”, antecipou.
Por fim, assista a previsão do tempo completa pelo vídeo abaixo:
Foto ilustrativa: Arnaldo Alves / ANPr