Regiões do Matopiba e Pantanal receberão chuvas ao longo do fim de semana

Já na Região Sul, chuvas irregulares atingem o litoral paranaense, catarinense e gaúcho; veja ainda projeção para o tempo na segunda quinzena de novembro para todo o País

Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa, o Matopiba, alguns outros locais do Norte brasileiro e o Pantanal receberão chuvas nos próximos dias, começando já neste fim de semana. O especialista trouxe a previsão do tempo ao Giro do Boi desta sexta, 06.

“Para os próximos dias, a imagem de satélite primeiro mostra essa nebulosidade para o interior do País, que é muito bem vinda, em parte do sertão e também Matopiba. A gente recebeu a informação que está tendo precipitações e a imagem de satélite confirmava que bem no sul do Piauí e interior da Bahia, essas áreas em vermelho e verde escuro, significam pancadas de chuva”, indicou.

No Matopiba, as precipitações seguem nesta sexta, 06. “Esta sexta-feira com bastante chuva nesta quádrupla divisa entre Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins. […] Também entre o Pará, Maranhão”, confirmou.

Segundo Schneider, a umidade chegará a outros locais da região Norte também, descendo ao Centro-Oeste. “Tem uma mudança no padrão. A partir desta sexta, principalmente sábado e domingo, essa área de umidade se desconfigura, se desorganiza e ela vai mais para o oeste da Amazônia, então essas regiões aqui do Amazonas e oeste do Pará, e pegando a região do Pantanal voltam a ter precipitação, principalmente essa região do Pantanal aqui no domingo”, acrescentou.

Enquanto isso, conforme comum nesta época do ano, a umidade se distancia do Sul do Brasil e o que resta são precipitações irregulares. “Na Região Sul, tem uma área de instabilidade chegando para segunda-feira. Deve ser muito irregular, algumas áreas com dez, 15, 30 mm, principalmente no litoral de Santa Catarina e extremo-norte do litoral do Rio Grande do Sul. Esse litoral de Santa Catarina e Paraná deve ter alguma chuva acima dos 40 mm”, projetou.

Entrando na próxima semana, o meteorologista projetou chuvas também para o sudeste. “Terça-feira, aí sim, as regiões mais ao norte, divisa aqui de São Paulo, Minas Gerais, entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com volumes acima dos 30 mm. Permanece essa tendência aqui para quarta-feira. O acumulado de chuva nesses proximos dias, como a gente mencionou, […] nessas áreas aqui em laranja e vermelho, passando dos 80 mm no acumulado desta quinta, 05, até dia 11 nesse corredor aqui mais na Região Norte Amazônica, pegando principalmente essa região do extremo-oeste do Maranhão, Pará, parte do Amazonas passando dos 60 mm e algumas áreas aqui sul de Minas e também grande parte do estado passando dos 40, 50 mm nesses próximos dias, com acumulado maior no sul de Minas, onde o modelo do Inmet coloca acima dos 80mm”, detalhou.

Schneider comentou a tendência para o tempo a partir do final da próxima semana. “Tem perspectiva de continuar a instabilidade durante esse mês de novembro, principalmente nesse corredor entre Minas Gerais, Goiás, parte do Tocantins, pega o Mato Grosso, sul do Pará, parte do sul do Amazonas e também talvez aqui perto do Mato Grosso do Sul. Então toda essa área aqui entre o centro-norte de São Paulo e interior e Centro-Norte do Brasil tem a tendência de chuvas. O Nordeste de forma bem mais isolada, apenas na região mais oeste, ou principalmente na borda do interior da Bahia e do Sertão nordestino, pegando algumas áreas do Piauí”, adiantou.

Veja a previsão completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Semar-PI

Sair da versão mobile