Vaca leiteira: como evitar perda de lactação na troca de piquetes?

Confira as dicas do zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil

No manejo com vaca leiteira, como é possível evitar a perda de lactação (produção de leite) no momento quem se faz a mudança de animais entre um piquete e outro?

A dúvida é do pecuarista leiteiro Igor Tobias, do Tocantins. O produtor entrou em contato com o Giro do Boi e disse que vem perdendo, em média, de cinco a 15 litros de leite por vaca ordenhada.

O quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 13, trouxe algumas razões sobre o que pode estar acontecendo na propriedade de Tobias.

Há três possíveis problemas que podem estar ocorrendo, segundo o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil.

  1. problemas de altura adequada da forragem;
  2. diferentes espécies de pastagem entre os piquetes;
  3. distância muito longa entre um piquete e outro.

“Quando uma vaca perde a lactação saindo de um pasto para o outro quer dizer que tem alguma coisa muito errada, pois, na entrada dela no piquete do pasto, ela estaria entrando no melhor estágio da forragem”, diz Marquez.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.

Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

 

Sair da versão mobile