O pecuarista Benedito Pereira, que tem propriedade em Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, contou que está na atividade de cria, comercializando bezerros desmamados. Ele quer encontrar um cruzamento industrial que encaixe bem no seu sistema de produção e perguntou ao zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, se é uma boa opção cruzar touro Nelore com vacas Brahman PO.
Em seu atendimento ao criador, Abreu reforçou que o objetivo deve ser produzir bezerros pesados para ganhar mais na comercialização do gado magro.
“Muito interessante a sua questão. O cruzamento industrial de Zebu com Zebu é também muito utilizado porque você tem um pouco de heterose. A raça Brahman é uma raça que foi desenvolvida com foco muito grande nas DEPs de crescimento, fortemente em características de crescimento. Além de peso à desmama, peso ao ano e sobreano, são animais de uma carcaça muito moderna também. E o cruzamento com o Nelore traz atributos de precocidade sexual, melhora a habilidade materna e também é salutar. Pode ser feito”, aprovou o zootecnista.
+ Brahman imprime “carcaça super pesada” em cruzamento com o gado brasileiro
+ Que DEPs devo buscar para aumentar o peso à desmama dos meus bezerros?
Abreu disse que também é possível usar touros da própria raça Brahman nas vacas Brahman, já que a variabilidade genética da seleção permite que o reprodutor da mesma raça possa complementar as características de seu plantel de fêmeas. Abreu salientou, entretanto, que o produtor deve buscar, para qualquer que seja a raça de touro escolhida, animais que sejam certificados como melhoradores para que o efeito esperado seja impresso na bezerrada.
“Além desse cruzamento, o mais importante é você ter as informações das suas matrizes Brahman PO. Nós temos o sumário do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos), onde também são disponibilizadas as informações das matrizes, a predição do seu valor genético nas características econômicas. E você utilizar um touro Nelore PO melhorador também. É uma grande opção, pela própria heterose e complementaridade entre as raças. Mas também tem a ferramenta de você usar touros Brahman PO bem avaliados no PMGZ em cima das suas fêmeas Brahman PO. Hoje nós temos variabilidade muito grande de touros oriundos do sumário do PMGZ presentes nas centrais de inseminação. Só para você ter uma ideia, são mais de dois mil touros presentes nas diferentes centrais de inseminação artificial que têm avaliação genética dentro do sumário do PMGZ. Assim contempla animais da raça Nelore e também de animais da raça Brahman”, concluiu Abreu.
Leia também:
+ Como acertar o cruzamento de touro Nelore em vaca Brahman x Tabapuã?
+ Vou ter boas fêmeas de reposição cruzando Brahman com matrizes F1 Angus?
+ Como evitar problemas de parto em novilhas F1 Angus?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento entre zebuínos? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
No vídeo a seguir é possível acompanhar a resposta completa do zootecnista da ABCZ: