Um touro Nelore com pelo branco no rabo pode servir como um bom reprodutor para a fazenda? A pergunta veio do pecuarista Denis Marques, do município de Barra do Rio Grande (BA).
A dúvida foi esclarecida no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 10. O produtor perguntou se manchas brancas na pele do animal também prejudicam o padrão racial do bovino.
Quem respondeu às questões foi zootecnista André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
A cauda branca do bovino não faz parte do padrão racial da raça Nelore, e, portanto, o animal não serve para ser um reprodutor para a fazenda, segundo o especialista.
“Um bovino com vassoura da cauda branca indica que o animal pode não ser puro, e sim, um animal cruzado”, diz Locateli.
Manchas brancas pela pele do Nelore
Já sobre a dúvida sobre manchas brancas na pele do Nelore, a princípio, não representa um problema.
“O padrão racial da raça Nelore é permissível as manchas brancas ou acinzentadas no animal”, diz Locateli.
No entanto, se for constatado que essas manchas sejam na realidade uma despigmentação, aí sim, é um problema, pois foge da caracterização da raça.
Busca de animais sempre com registros
Para evitar dúvidas como essas, a recomendação é sempre buscar animais de genética que sejam devidamente registrados.
Para a raça Nelore, touros e matrizes com genética comprovada têm registro genealógico emitido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Estes bovinos de genética também são comprovados com o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) através de várias associações de produtores de bovinos.
“É recomendável que se busque um reprodutor que tenha esse indicador da vassoura da cauda preto. Isso é um dos indicadores da pureza racial do reprodutor e, dessa forma, um animal dará uma maior garantia em relação aos produtos que o pecuarista vai obter”, diz o gerente executivo da ACNB.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.