Touro Montana vai produzir bezerro bom na cruza com vaca F1 Senepol?

Zootecnista destacou que usar reprodutor do composto tropical é garantia de melhorar o rebanho, já que todos os touros da raça passam por avaliação genética obrigatória

O telespectador Gustavo Nunes, de Santa Terezinha de Goiás-GO, perguntou ao Giro do Boi se ele vai conseguir produzir um bezerro de qualidade cruzando vaca Senepol x Nelore com touro Montana.

A zootecnista Gabriela Giacomini, superintendente técnica da Associação Internacional de Criadores da Raça Montana, tirou a dúvida de Gustavo no quadro Giro do Boi Responde desta terça, dia 02.

Antes de mais nada, a especialista afirmou que é possível, sim, “obter um ótimo cruzamento usando um touro Montana na sua matriz F1 Nelore x Senepol”.

Segundo a especialista, ao usar um reprodutor da raça o pecuarista “vai gerar heterose nessa fêmea F1, que é uma fêmea boa, que tem muita heterose. Então, ao usar o touro Montana você vai continuar gerando essa heterose”, confirmou.

Em seguida, Giacomini lembrou que utilizar touro Montana é também garantia de uso de um animal melhorador, já que todos os indivíduos do composto tropical são obrigatoriamente avaliados geneticamente.

“Então é possível você escolher o touro Montana mais adequado para a sua realidade. Se for produção de bezerro, se for produção de gado de corte…”, ilustrou.

“Portanto, através do uso do touro Montana você consegue agregar várias ferramentas do melhoramento genético. A heterose, a complementaridade entre as raças e, principalmente, o melhoramento genético. Enfim, pode usar tranquilo e depois me mande as fotos para eu ver o resultado”, solicitou.

+ Inseminação ou monta natural: qual o melhor jeito de usar o Montana na fazenda?

ENVIE SUA DÚVIDA

Qual é a sua dúvida sobre o Montana e demais cruzamentos para gado de corte?

Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

A resposta completa da zootecnista está disponível pelo vídeo a seguir:

Sair da versão mobile