Ao usar um touro Devon, qual seria a melhor fêmea para cruzar com este reprodutor no Cerrado? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.
A dúvida veio do telespectador Marcelo Sanches, do município de Bataguassu (MS). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 18.
Quem deu as recomendações foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
“Com o Devon, sempre falamos que a matriz para ser utilizada seja sempre uma matriz tropical”, diz Zadra.
Isso significa que matrizes Nelore ou de raças zebuínas, segundo o especialista.
A raça Nelore compõe maior parte do rebanho
Como a raça Nelore compõe grande parte do rebanho brasileirono, as fêmeas são as mais indicadas para o cruzamento industrial com raças taurinas como o Devon.
A indicação é do uso de sêmen do touro já que o touro não comporta áreas muito quentes e úmidas.
Resultado do cruzamento entre Devon e Nelore
O resultado do cruzamento entre um touro Devon e uma matriz Nelore dá bovinos com bom choque de sangue e heterose máxima.
“O Devon é um animal de menor porte e o nelore é de médio porte e dá um casamento perfeito”, diz Zadra.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.