O criador Luís Borges, que tem fazendas em Nova Andradina-MS e em Uberaba-MG, enviou a seguinte pergunta para a produção do Giro do Boi. “Tenho um lote de fêmeas aneloradas, de cruzamento industrial e Nelore. A intenção é criar bezerros para venda no desmame. […] Tenho uma opção de (cruzar com) Tabapuã puro, Simental e um boi ½-sangue Angus x Nelore. Qual devo comprar para alcançar meus objetivos de conseguir uma bezerrada de boa carcaça, pesada, com desmame rápido?”, escreveu.
+ Posso cruzar minhas vacas aneloradas com boi meio-sangue?
O zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e ainda autor do blog Crossbreeding, compartilhou sua opinião com o pecuarista.
De acordo com o especialista, o melhor cenário seria usar o Simental caso o produtor fosse inseminar. Mas, no caso de usar touro para cobrir a campo, a recomendação é outra.
“Sobre suas matrizes Zebu, Nelore ou aneloradas, aí em Uberaba, eu recomendo que você use o Tabapuã como touro. Se você fosse inseminar, aí você inseminaria com uma raça europeia para ter choque de sangue, heterose e ter os efeitos positivos da heterose, como ganho de peso, sobrevivência, fertilidade. Mas como você tem disponível Tabapuã, como você falou, ou Simental, como touros, eu recomendo que você use o Tabapuã porque ele cobre bem no calor de Uberaba e vai fazer bezerros muito procurados aí na região, no Triângulo Mineiro, esses bezerros desmamados são bem procurados com um preço muito bom hoje em dia”, aconselhou.
+ Qual o resultado do cruzamento de touros Tabapuã com vacas F1?
No vídeo a seguir é possível ver a resposta completa do zootecnista Alexandre Zadra: