O zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, enviou vídeo ao Giro do Boi para responder a dúvida de um telespectador de Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, sobre cruzamento para suas novilhas Nelore PO.
O criador Sérgio de Oliveira disse que comprou 29 novilhas Nelore PO, que estão entrando no cio agora, entre outubro e novembro. Ele quer saber, então, qual o melhor cruzamento para as matrizes: Sindi, Tabapuã ou o próprio Nelore. A ideia do pecuarista é vender a bezerrada para engorda.
“Você está numa região fantástica! O estado de Mato Grosso tem o maior volume de fêmeas de corte do País, um estado realmente que tem muitos criadores que utilizam tecnologia realmente para produzir mais carne e mais genética em menos tempo”, contextualizou Abreu.
“Já que são novilhas Nelore PO, então você tem informação de genealogia. Você tem acuidade dessas informações e a predição dos valores genéticos desses animais, que é possível ter dentro do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, que é o PMGZ da ABCZ”, destacou Abreu.
+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?
A importância de ter informações sobre a procedência genética das fêmeas é que abre-se um leque de opções a partir do uso de uma ferramenta específica.
“Tendo essas informações dessas Nelore PO, claro, dentro do seu sistema de produção, a primeira opção seria utilizar com touro Nelore PO registrado e que tenha também a avaliação genética dentro do PMGZ, porque nós temos a ferramenta no PMGZ que é o acasalamento dirigido, realizado pelos nossos técnicos de campo. Avaliando essas novilhas, eles vão indicar o melhor touro dentro do seu objetivo de seleção e de melhoramento e também na questão comercial, o que é a correção no acasalamento dirigido dessas novilhas”, explicou Abreu.
ALTERNATIVAS
“Posso usar também um touro da raça Sindi ou Tabapuã na Nelore PO? Pode! Cruzamento de Zebu com Zebu é sempre muito bem vindo, mas é muito mais bem feito considerando aquele indivíduo ou aquela fêmea que precisa ter uma complementaridade do cruzamento entre as raças”, ponderou Abreu.
+ Vou obter choque de sangue se cruzar Sindi com Nelore?
+ Vou obter bons resultados cruzando o Tabapuã com Nelore?
“O vigor híbrido é de graça, a heterose. Mas hoje, com a disponibilidade das informações, no caso um novilha Nelore PO, que a gente vai ter essas informações tanto de genealogia, de pedigree e avaliação genética, e com as ferramentas do PMGZ, a gente tem um leque muito grande de touros jovens, melhoradores, que com certeza vão atender o seu sistema de produção e o acasalamento corretivo dessas novilhas Nelore PO”, reforçou.
“Então (touro) Nelore bom com a fêmea Nelore boa com certeza vão trazer resultados concretos e positivos para a criação. […] Genética e informação não têm fronteiras”, concluiu Abreu.
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento entre zebuínos? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Pelo vídeo a seguir é possível conferir na íntegra a resposta do especialista ao criador mato-grossense:
Foto: Reprodução / ABCZ