Que touro usar em vacas meio-sangue Caracu para ter gado de dupla aptidão?

Criador de Belo Horizonte-MG tem matrizes F1 Sindi x Caracu e Guzerá x Caracu e quer fazer F2 em que os machos produzam carne e as fêmeas sigam aptas a produzir leite

O criador Daniel Nasser, de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, enviou sua pergunta ao programa para saber que raça pode usar para produzir, em cima de suas matrizes Sindi x Caracu e Guzerá x Caracu, uma F2 de dupla aptidão: machos com boa carcaça e fêmeas leiteiras. Ele questiona se seria boa decisão usar touros Santa Gertrudis ou Simbrasil.

O zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, esclareceu a dúvida de Daniel.

“Nós temos algumas raças, como Simbrasil ou Simental, principalmente o Simental de linhagens suíça e alemã (o Fleckvieh), que produzem leite e os machos têm ganhos de 1,6 kg nas provas de peso na Alemanha e Suíça. O Pardo-Suíço (Braunvieh) é uma raça de dupla aptidão, vai muito bem para você melhorar o leite e também fazer um animal pesado nesse sistema de cruzamento de cruzamento que você prega de dupla aptidão”, sugeriu o zootecnista.

Entre as opções que o produtor considera – Santa Gertrudis e Simbrasil -, Zadra ponderou que como suas matrizes já são 100% tropicais, o criador pode apostar em touros 100% europeus para obter ganhos mais expressivos.

“Raças como Santa Gertrudis e Simbrasil são muito boas, claro. O Santa Gertrudis vem do Shorthorn, o qual, no passado, anos atrás, se tirava leite. E o Simbrasil vem de Simental, tem ⅝ Simental. Mas no seu caso você pode utilizar aí em BH um europeu puro, seja o Braunvieh, seja o Fleckvieh – Simental. Com o Simental você vai fazer animais pesados, machos pesados, e fêmeas de boa habilidade materna”, detalhou

O zootecnista contextualizou sua sugestão. “Por que eu falo que você pode usar um europeu puro ao invés de um bimestiço? Porque o seu gado, as suas matrizes, são totalmente tropicais, são 100% tropicais, haja visto que Caracu é do trópico, Sindi é do trópico, Guzerá é do trópico. Como você tem cruzamento entre essas raças, seu gado é 100% do trópico. Você pode usar um europeu em cima, uma raça do frio. Então eu recomendo que você use o Fleckvieh – o Simental europeu, ou alemão ou suíço, ou um Braunvieh – o Pardo-Suíço. Mesmo que seja leiteiro, o Pardo-Suíço dá muito peso, vai fazer um macho pesado. E também não pode descartar o Holandês, viu? O Holandês é uma raça que o macho sempre é muito pesado e a fêmea dá muito leite, como a gente sabe, naturalmente”, concluiu.

+ Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

Tenho vacas leiteiras, mas desejo aumentar a produção de carne. Que raça usar?

+ Vou manter volume de produção de leite cruzando vacas Girolando com Tabapuã?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Confira a participação completa de Alexandre Zadra:

Foto ilustrativa: Reprodução / ABC Caracu

Sair da versão mobile