Que raça usar sobre vacas meio-sangue Caracu no Oeste Catarinense?

Criador partiu de base Canchim, Charolês e Brangus cruzada com Caracu e quer saber que raças pode usar sobre seu plantel de matrizes

O criador Maicon, que tem propriedade no Oeste Catarinense, enviou sua dúvida sobre cruzamento ao Giro do Boi. “Zadra, o meu rebanho tinha como base Canchim, Charolês, Brangus e nós jogamos touros Caracu. A minha pergunta é: sobre estas matrizes cruzadas de Caracu, as quais gostamos muito, você indica qual raça? Posso usar o Zebu em cima delas, o Nelore? O que você recomendaria? Também gosto do Bonsmara, do Senepol. O que você me diz? E depois deste cruzamento, devo comprar touros para utilizar sobre estas matrizes ou descartaria e ficaria somente com as filhas de Caracu?”

Cruzar touro Caracu com vaca Nelore vale a pena?

Para solucionar as dúvidas do pecuarista, o Giro do Boi consultou o zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“A melhor recomendação que eu tenho pra você é que você utilize as filhas do Caracu. Elas têm um pelo muito curto, é uma matriz de boa habilidade materna, fértil, muito boa. E sobre esta matriz Caracu você poderia inseminar novamente aí com um Brangus, um Braford, com estas raças bimestiças. O Oeste de Santa Catarina tem um inverno rigoroso, então o animal precisa ter uma boa porção de europeu dentro dele, uma porção de ⅝ de europeu”, indicou.

Touro Braford dá certo em vaca F1?

“Sendo assim, você pode utilizar sobre as suas matrizes cruzadas Caracu animais bimestiços – touros bimestiços que você ache na região. Ou se você tiver disponibilidade de sêmen, além de poder inseminar com os bimestiços, o ideal, seria também poder usar o Bonsmara sobre este gado seu de cruzamento. Você gerará também heterose com carcaça de qualidade e um animal com metabolismo de mediano para alto que aguenta o inverno de vocês e no verão ele perde o pelo”, concluiu.

Brangus ou Bonsmara: qual gera mais heterose no cruzamento com Nelore?

Perguntas e respostas sobre princípios dos cruzamentos para gado de corte

4º Webinar Giro do Boi – Genética, Cruzamentos e Carne de Qualidade

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Veja a resposta completa de Alexandre Zadra:

 

Foto ilustrativa: novilha Caracu com bezerro meio-sangue Bonsmara / Reprodução Crossbreeding.com.br

Sair da versão mobile