O ex-criador de gado de leite Luiz Campos, que tem propriedade em São José dos Campos, interior paulista, revelou que está migrando para a criação de gado de corte. Ele contou que optou por criar vacas Braford pela docilidade que facilita o manejo do britânico Hereford, que compõe a cruza, mas teve dificuldade para achar bezerras para comprar e, por isso, encontrou nas fêmeas Angus uma boa alternativa. Agora ele qual raça entre Brahman e Braford vai combinar melhor com suas matrizes Angus para gerar mais heterose e um gado manso de fácil manejo.
Foi o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, autor do blog Crossbreeding, quem atendeu o criador no Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta sexta, dia 14.
“Você está no Vale do Paraíba, uma região morrada onde o verão é quente e muito úmido e, no inverno, a gente tem frios noturnos, noites frias. Então sua ideia de usar Braford vai muito bem, ter esse grau de sangue ⅝ europeu e ⅜ zebuíno vai muito bem. Sobre essas novilhas que você comprou agora, que devem ser cruzadas com Angus, use o Braford”, recomendou.
Zadra informou as características da cruza Braford em F1 Angus. “Utilizando o Braford você vai produzir um animal que é praticamente 56% de grau de sangue europeu e vai ser muito adaptado à região. São animais realmente mansos os Braford, a gente sabe que o Braford é um animal manso e você terá um manejo tranquilo”, confirmou.
+ Touro Braford dá certo em vaca F1?
+ É uma boa opção cruzar touro Braford com vacas Angus x Nelore?
+ Brahman imprime “carcaça super pesada” em cruzamento com o gado brasileiro
Zadra fez ainda mais uma sugestão ao criador para que ele possa extrair crias das novilhas que serão filhas das F1 Angus com Braford.
“Depois, você pode até usar Brangus, fazendo um cruzamento rotacionado entre Brangus e Braford. Se você quiser ainda incluir uma terceira raça, sempre com o mesmo metabolismo, entre com o Bonsmara sobre as filhas de Brangus ou Braford, fazendo um rotacionado entre as três raças, que você manterá níveis de heterozigose ou heterose altos, já que é importante a gente ter vigor híbrido, choque de sangue, e uma certa adaptabilidade para o verão, quando esse animal perde pelo, e cria pelo no inverno”, ponderou.
+ Como evitar problemas de parto em novilhas F1 Angus?
+ Como funciona o cruzamento industrial rotacionado?
+ Como fazer cruza rotacional e terminal com gado britânico, continental e bimestiço?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do especialista está no vídeo a seguir: