Qual raça de bovinos pode garantir uma bezerrada bem valorizada no Rio Grande do Sul? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta na íntegra.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista Geremias Rodrigues Guerra, do município de Monte Alegre dos Campos (RS). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 23.
O produtor escreveu para o Giro do Boi e disse que possui vacas de vários cruzamentos como Devon, Angus, Braford, Hereford e Charolês.
Guerra quer saber qual delas pode preconizar uma melhor qualidade da sua bezerrada.
Quem deu os esclarecimentos sobre esse tipo de cruzamento foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Bezerrada mais pedida da região
O especialista alerta inicialmente qual o tipo de bezerro que mais é procurado na região, para que o criador aposte nesse tipo de produção.
“Há, por exemplo, a valorização de bezerros pretos, com influência de genética Angus, e também bezerros vermelhos”, diz Zadra.
Bovinos adaptados
Além da busca da pelagem mais demandada por recriadores de bovinos, o produtor deve se atentar a raças que sejam adaptadas.
Entre os bovinos adaptados que que podem ter um boa pelagem valorizada estão bovinos de raças como o Brangus e o Bonsmara.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.