GENÉTICA NELORE

Programas de melhoramento genético apertam o cerco na busca por touros eficientes

A reportagem do Giro do Boi esteve em Botucatu (SP) para os resultados das provas. Confira

Os programas de melhoramento genético da raça Nelore estão revolucionando a pecuária de corte na busca de reprodutores cada vez mais eficientes. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Esses meses de julho e agosto tem sido o mês esperado pelos pecuaristas, quando os programas de melhoramento genético lançam seus sumários e revelam os resultados das provas de desempenho. Milhares de animais de todas as raças estão envolvidos.

No Brasil, o melhoramento genético do Nelore é uma prioridade, com programas liderados por entidades como a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) com o PMGZ, o da Embrapa Geneplus e Qualitas Melhoramento Genético.

14º Teste de Eficiência Alimentar 2023

O 14º Teste de Eficiência Alimentar 2023, organizado pelo Qualitas Melhoramento Genético, em Botucatu (SP), apresentou resultados promissores. Esses programas desempenham um papel crucial na seleção de animais com ganho de peso, qualidade de carne e eficiência reprodutiva desejados pelos criadores.

O Teste de Eficiência Alimentar do Qualitas busca identificar os melhores reprodutores e matrizes, maximizando o ganho com uso eficiente de recursos.

Avaliação de touros melhoradores

Detalhe de bovino se alimentando em cocho. Foto: Divulgação

Com 96 touros de 28 fazendas participantes em todo o Brasil, apenas 24 foram selecionados para testes de progênie, gerando 15 mil doses distribuídas entre os criadores.

O evento aconteceu na Central Bela Vista, parte do grupo holandês CRV, um dos maiores laboratórios de coleta e processamento de sêmen bovino na América Latina. Confira no vídeo acima o depoimento de pecuaristas e técnicos sobre o Teste de Eficiência Alimentar 2023 da Qualitas.

Sair da versão mobile