REBANHO SUPERIOR

Programa da Cia de Melhoramento já concentra 75% de novilhas precocinhas

Confira os detalhes dos impactos da genética do rebanho na entrevista com o médico veterinário Marcelo Almeida, mestre em produção animal e gerente executivo da Companhia de Melhoramento

O rebanho de bovinos no País está cada vez mais superior em termos de qualidade genética. Prova disso é que o próprio índice do programa da Companhia de Melhoramento já concentrar 75% de novilhas precocinhas. Assista ao vídeo abaixo e confira o panorama do melhoramento genético de bovinos no País.

Quem falou sobre a evolução do gado de corte no Brasil foi o médico veterinário Marcelo Almeida. Ele é mestre em produção animal e gerente executivo da Companhia de Melhoramento.

O especialista foi o entrevistado no programa Giro do Boi desta terça-feira, 11.

“Aquilo que apontavámos, lá no passado, como uma tendência de mercado, que é a precocidade sexual, hoje já é uma realidade dentro dos programas de melhoramento”, diz Almeida.

Isso é o que tem feito com que o nível de prenhez gire em torno de 85% nas fazendas pelo País. Este dado evidencia a precocidade sexual de suas novilhas.

O desafio das novilhas precocinhas pelo País

indução de cio em novilhas
Lote de novilhas para desafio de precocidade. Foto: Divulgação

O desafio das fazendas de cria é emprenhar as fêmeas bovinas cada vez mais cedo. As novilhas precocinhas são os animais que emprenham antes dos 30 meses de idade.

Muitas fazendas já estão registrando a primeira concepção das fêmeas por volta dos 13 ou 14 meses de idade.

Esse salto das precocinhas tem gerando um baita resultado financeiro para as fazendas, segundo Almeida.

“Se estou reduzindo uma idade ao primeiro parto em 12 meses, vezes o custo de manutenção dessa vaca, por 12 meses até ela parir, estou falando de uma redução de R$ 700 a R$ 750 por custo de bezerro produzido”, diz o especialista.

Isso trouxe um impacto produtivo da ordem de 30% dentro da realidade econômica das fazendas.

O impacto do trabalho da Cia de Melhoramento

Lote de bezerros em área de pasto. Foto: Reprodução

A Cia de Melhoramento é fruto da união de pecuaristas do Brasil, Paraguai, Bolívia e Colômbia.

O objetivo é a busca de estimular a produção de carne bovina nos trópicos de forma cada vez mais lucrativa e sustentável.

Atualmente a Cia de Melhoramento responde pelo controle e monitoramento de 105 rebanhos, mais de 1 milhão de bovinos avaliados, mais de 58 mil animais certificados e mais de 130 mil genótipos de animais.

Confira a entrevista na íntegra e saiba os detalhes do trabalho da empresa no desenvolvimento e melhoramento do rebanho brasileiro.

Sair da versão mobile