O zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, participou do Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta quarta, 29, para atender um criador de Minas Gerais.
“Tenho bezerra filha de mãe Jersey com Tabapuã. Posso colocar nela um touro Gir? Qual seria essa raça?”, questionou o pecuarista Cláudio Silva.
“Como raça, você não está criando nenhuma. Você está fazendo um cruzamento entre raças. E você vai colocar então, nesse caso, duas partes de zebuíno e uma parte de Jersey (europeu)”, confirmou Marquez.
“Tem que ter um foco (ao direcionar o cruzamento), mas você não mencionou muito o foco que você quer ter. Se eu colocar o Gir leiteiro hoje (neste cruzamento), com certeza eu estarei colocando um pouquinho mais de leite e um pouquinho mais de sólidos nesse cruzamento F1 que você fez aí”, projetou o zootecnista.
O especialista destacou ainda que o produtor irá gerar heterose com a mistura das raças. “Vai ter heterose, sim, porque mesmo que sejam zebuínos, Tabapuã e Jersey são distantes geneticamente, então você vai promover uma heterose muito interessante. Vai fazer vacas boas de leite e produtos machos que vão servir para o corte, para a gente poder confinar e poder fazer o resultado final. Porém, vai ser menor o tamanho que eu vou ter na F1 Tabapuã com Jersey”, ponderou.
+ Vou produzir bezerros pesados para vender se eu cruzar novilha Nelore com touro Gir?
+ O touro Gir pulou a cerca e emprenhou vaca Jersey. Vai dar problema de parto?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento de gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
A resposta completa do especialista está disponível pelo vídeo a seguir:
Foto: Reprodução / ABCGil