Bom dia, amigos do campo e amantes da pecuária inteligente! Hoje tem uma história que ressalta o valor do manejo tradicional aliado à excelência na qualidade do gado. Não deixe de dar uma olhada no vídeo e se surpreender com esses resultados notáveis.
No programa Giro do Boi de quinta-feira, 29 de fevereiro, o quadro Giro pelo Brasil nos levou até as terras de Mato Grosso do Sul para conhecer uma produção que definiu novos parâmetros para boiada Nelore castrada terminada a pasto.
Valdir Donizete Peromingo, originador da unidade da Friboi de Bela Vista, apresentou o caso de sucesso da pecuarista Maria do Carmo Conrado Pereira de Morais, da Fazenda Flor em Ivinhema.
Com uma visão clara do potencial da alimentação a pasto – uma forma tradicional, porém, quando bem administrada, extremamente eficaz e econômica de engorda –, Maria do Carmo e seu gerente Claudinho conduziram o lote de 180 machos castrados Nelore a um feito formidável.
Nelore incrível com alta média de peso por carcaça
O resultado do abate desses animais foi uma média de peso por carcaça incrível de 23,4 arrobas (351 quilos).
Essa marca não só demonstra o cuidado e o conhecimento aplicado na Fazenda Flor, mas também reforça o valor da castração e da terminação a pasto como estratégias para alcançar animais com acabamento de carne superior e adequados aos mais altos padrões de mercado.
Histórias como a da Fazenda Flor são essenciais para inspirar a todos na pecuária a considerarem os métodos tradicionais, como a alimentação a pasto, sob uma nova luz, enxergando seu potencial de contribuir significativamente para a economia da produção, sem perder o foco na qualidade do produto final.
Que a iniciativa da pecuarista Maria do Carmo Conrado Pereira de Morais sirva de incentivo para mais produtores explorarem e aprimorarem as práticas de manejo para maximizar tanto a sustentabilidade quanto a rentabilidade de suas operações pecuárias.