A Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), a Nelore Tocantins, definiu o início das provas de ganho de peso para, agora, neste mês de julho.
O evento, que deve durar cerca de dez meses, vai servir para mostrar na prática o desenvolvimento da raça em território tocantinense.
O criador Alexandre Bispo, presidente da Nelore Tocantins, falou com a equipe de reportagem do Giro do Boi, durante a Expozebu deste ano.
“No dia 16 de julho nós estamos realizando a primeira prova de ganho de peso da ACNT. A prova vai ser realizada na fazenda Encontro da Natureza do nosso amigo Celso Celso Guelfi, um grande criador também no estado do Tocantins”, diz Bispo.
A prova de ganho de peso
A prova de ganho de peso será no município de Silvanópolis (TO) e deve receber entre 15 e 20 criadores da raça Nelore. O objetivo é mostrar os melhores exemplares e como os animais estão se desenvolvendo na região.
“A casa do Nelore rústico é o Tocantins. Temos uma região extremamente quente e os animais são criados a pasto e também temos lá bom selecionadores e criadores”, diz o dirigente da entidade.
Entre as etapas de avaliação estão a avaliação da Diferença Esperada da Progênie Genômica e leitura de carcaça.
Expansão do Nelore em Tocantins
Prestes a completar 24 anos (a Nelore Tocantins foi fundada em 17 de julho de 1998), a entidade busca fortalecer a raça com a força de informações sobre a qualidade do seu gado.
“Vamos fechar esse ciclo da eficiência com a qualidade da genética do Nelore do Tocantins”, diz Bispo.
Links de referência
https://neloretocantins.org.br/
https://neloretocantins.org.br/eventos-acnt/prova-de-ganho-de-peso-a-pasto-pgp-encontro-da-natureza/