Nelore: qual cruzamento dá bovinos com carne de qualidade?

Confira as recomendações do zootecnista Alexandre Zadra para uma produção de gado de corte com genética para carnes especiais

Nelore: qual cruzamento pode garantir bovinos com carne de qualidade? A dúvida veio do telespectador Luiz Felipe, do município de Mineiros (GO).

O pecuarista escreveu para o Giro do Boi dizendo que está em busca de sugestões de raças para produção de carne de qualidade.

A indicação é que de touros que possam ser cruzados com uma base de matrizes Nelore. O produtor quer dicas para inseminar e também usar um touro com esse lote de fêmeas.  

A dúvida foi esclarecida no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 18. Quem respondeu foi o zootecnista Alexandre Zadra.

Ele é especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos e autor do blog “Crossbreeding”.

Sangue taurino para melhor qualidade

Rebanho de vacas Nelore com bezerros de genética Angus ao pé. Foto: JMMatos
Rebanho de vacas Nelore com bezerros de genética Angus ao pé. Foto: JMMatos

A primeira indicação de Zadra é que o produtor utilize raças taurinas para garantir bovinos que dão carne mais macia.

“Para utilização de touros o produtor deve buscar taurinos adaptados a clima quente como o Senepol, o Bonsmara e o Caracu”, diz Zadra.

Inseminação

Protocolo de inseminação artificial (IA) na fazenda. Foto: Divulgação

Já quando o assunto for a adoção de inseminação artificial o produtor pode apostar em outras raças taurinas como o Angus, Hereford, Simental e Charolês.

O choque de sangue de animais de clima frio dão mais complementaridade em animais zebuínos, como é o lote de vacas Nelore.

“Cruzamento com Simental e Charolês, por exemplo, dá filhos com carcaças maiores”, diz Zadra.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile