Nelore e Jersey: cruzamento pode dar problemas de parto?

Confira as dicas do zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil

Será que o cruzamento entre bovinos Nelore e Jersey pode dar problemas de na hora do parto? A pergunta foi do telespectador Alexander Santos, do município de Itararé (SP).

O quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 26, esclareceu essa dúvida.

O cruzamento entre animais Nelore e Jersey pode, sim, gerar problemas de parto, segundo o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil.

Heterose máxima é a raiz do problema

Lote de touros Nelore a pasto. Foto: Divulgação
Lote de touros Nelore a pasto. Foto: Divulgação

A questão é sobre a heterose máxima que há em raças muito distantes geneticamente uma da outra. Isso acontece com os cruzamentos com o Nelore e Jersey.

“Quando temos uma heterose máxima nós temos efeitos de surpresa calculáveis ou não. Quanto mais distante, geneticamente, uma raça for da outra, mais temos a chance de fazer, por exemplo, animais gigantes”, diz Marquez.

Uma vaca Jersey é de porte pequeno e se inseminada com Nelore deve requerer um parto assistido e pode correr o risco de morrer no parto.

Dicas acasalamento para bovinos Jersey

Bovinos da raça jersey em Dia de Campo da Embrapa. Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa Agricultura Temperada

O especialista dá dicas de acasalamento para bovinos da raça Jersey. A indicação é com touros Sindi e Gir.

“Tem muitos estudos de cruzamento de Jersey com o Sindi e está dando muito certo. Os machos estão sendo bem aproveitados”, destaca Marquez.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.

Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

 

Sair da versão mobile