O plano é cruzar uma vaca comercial Nelore com touros Caracu e Sindi. Sobre as matrizes nascidas, meio-sangue Nelore/Caracu e Nelore/Sindi, quais raças de touros pode-se usar depois?
A pergunta veio do pecuarista Luiz Ferreira, da capital do Acre, Rio Branco. Ele escreveu ao Giro do Boi dizendo que está interessado em fazer uma produção de bovinos com genética de três raças (tricross).
As dúvidas foram esclarecidas no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 22.
Quem respondeu foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos e autor do blog “Crossbreeding”.
“Recomendamos que você utilize um touro europeu que você vai ter resultados excelentes”, diz Zadra.
Produção de bovinos de menor porte
Se a intenção for por bovinos de menor porte, uma sugestão são touros Hereford.
A produção pode ser de um gado para boas matrizes, com fêmeas precoces.
Produção de bovinos de grande porte
Agora, se a intenção for para gerar bezerros e bezerras de grande porte, a recomendação é usar touros como das raças Black Simental e Simental vermelho.
Com essa opção é possível aproveitar as fêmeas como receptoras ou como a novilhas para reprodução.
“Serão ótimas fêmeas e os filhos desse Simental sobre as suas tricross, pode fazer um cruzamento industrial com o touro Charolês para gerar animais de grande porte e bezerros mais pesados”, diz Zadra.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.