Um pecuarista quer fazer uma montada natural com suas vacas Braford e Canchim. No entanto, qual seria o melhor touro para isso? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada do especialista.
A dúvida veio do pecuarista Leo Fagundes, do município de Açailândia (MA). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 6.
O produtor diz que está iniciando na pecuária e pede orientações sobre o touro ideal para cruzar em monta natural com as suas vacas Braford ou Canchim.
Quem deu os esclarecimentos sobre qual raça utilizar foi o zootecnista Alexandre Zadra.
Zadra é especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Dá-lhe sombra para o gado nessa monta natural
Como os animais, tanto as vacas Canchim quanto as vacas Braford, possuem um grau de sangue europeu, o recomendado é que a área de pastagem seja bem sombreada.
Nesse caso, é possível utilizar outros touros bimestiços como o Brangus e o Santa Gertrudis.
“Eu recomendo que os piquetes tenham bastante sombreamento, sejam feitos lotes pequenos no qual cada touro cubra até 15 vacas”, diz Zadra.
A indicação é de uso de reprodutores jovens, pois eles trabalham melhor na cobertura das vacas do que reprodutores mais erados.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.