Fazenda de Rondônia é pequena no tamanho, mas gigante na genética 

Confira um pouco da história do pecuarista Wyllian Rosa Gonçalves, do município de Nova Mamoré (RO)

A paixão pela raça Brahman em Rondônia mereceu destaque no quadro Giro pelo Brasil desta quarta-feira, 20. A história foi do pecuarista Wyllian Rosa Gonçalves e de sua esposa Valeria Santana de Souza Rosa.

Os produtores possuem uma fazenda do município de Nova Mamoré (RO) e há cerca de 15 anos têm se dedicado à raça Brahman.

Quem contou um pouco da história do produtor foi o originador Matheus Roz, da unidade da Friboi de Rolim de Moura (RO).

Do Espírito Santo para Rondônia

O pecuarista Wyllian Rosa Gonçalves (a dir.) e de sua esposa Valeria Santana de Souza Rosa (centro). Foto: Matheus Roz
O pecuarista Wyllian Rosa Gonçalves (a dir.) e de sua esposa Valeria Santana de Souza Rosa (centro). Foto: Matheus Roz

Os pais de Wyllian saíram de Colatina (ES) no final do ano de 1975 e chegaram na em Ji-Paraná (RO) em 1976. Foi em Rondônia que o produtor nasceu.

Desde 2007, o produtor mora na propriedade de Nova Mamoré. Desde essa época, o produtor vem fazendo cruzamentos e inseminações na busca do animal certo para o corte.

Genética Brahman 

Os filhos de Wyllian com animais da fazenda. Foto: Matheus Roz

Segundo Roz, de 2019 para cá, o pecuarista tem se dedicado ainda mais para a produção de animais puro de origem (PO) da raça Brahman.

O foco tem sido especialmente a produção de touros PO. O plano é vender a genética dos animais em centrais de sêmen da região.

“Wyllian tem uma novilha PO que em uma única safra produziu, em uma aspiração, cinco doadoras. Foi um momento inédito para a propriedade, melhorando fortemente a qualidade de seu rebanho”, diz Roz.

Confira no vídeo acima os detalhes da história do pecuarista e como ele está ajudando a desenvolver a pecuária rondoniense.

Sair da versão mobile