A Expozebu 2023 encerrou neste domingo, 7, com grandes destaques em eventos, julgamentos e leilões. A feira, mais uma vez, trouxe a importância do zebu para o desenvolvimento da pecuária brasileira. Assista ao vídeo abaixo e confira.
A reportagem esteve durante a Expozebu e conversou com os integrantes da organizadora do evento, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
O evento recebeu visitantes de cerca de 30 países e se consagrou com mais um sucesso baseado na evolução genética do gado.
A avaliação foi do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.
“O padrão racial de todas as raças zebuínas de corte de leite definido tecnicamente vem unindo características econômicas no corte e no leite, como o ganho de peso e fertilidade para poder ter maior rentabilidade”, diz Abreu.
Carbono neutro e mercado de carbono
Entre os grandes destaques da feira este ano foi o 1º Seminário Zebu Carbono Neutro “Pecuária Sustentável Gerando Riquezas”. O evento foi realizado na segunda-feira, 1.
Para Juan Lebron, superintendente de Marketing Internacional da ABCZ, o evento foi importante e passa a gerar grandes oportunidades para a pecuária nacional.
“O mercado que está se organizando juridicamente comercialmente e está criando seus canais e seus caminhos. Então trata-se de um mercado que está numa ebulição maluca”, diz Lebron.
Julgamentos e negócios na feira
Foram um pouco mais de 2,2 mil animais que passaram pela pista do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), durante os dias da feira.
Os animais passaram pelo crivo dos julgamentos entre todas as raças zebuínas confirmando a constante evolução do gado.
Já na área de negócios, foram 39 leilões ao todo, sendo 17 deles com transmissão do Canal Rural e Canal do Criador. Confira na reportagem acima os detalhes de como foi o encerramento da feira.