Devo inseminar Tabapuã com Angus? Que raça cruzar com vacas europeias em SC?

Criador catarinense quer saber se dá certo usar o taurino britânico sobre vacas zebuínas e quer indicação de raça para inseminar vacada com sangue Simental, Braford e Angus

O criador Wilian de Almeida, que tem propriedade em Abdon Batista, no estado de Santa Catarina, enviou sua pergunta para a produção do quadro “Giro do Boi Responde”. Tenho algumas dúvidas sobre cruzamentos. Tenho vacas Tabapuã e quero inseminar com Angus. O que acha? E a outra pergunta é que tenho também novilhas europeias, Braford, Angus e Simental. Com qual raça eu deveria inseminar? Quero fazer terneiros para a terminação”.

“A gente sabe que aí em Santa Catarina é um clima subtropical, com um verão muitas vezes seco e um inverno úmido. Então sobre as suas matrizes Tabapuã o cruzamento de Angus vai muito bem, como qualquer raça europeia vai muito bem. Se você quiser aproveitar as fêmeas, as raças britânicas e também continentais, como Simental ou Pardo-Suíço, vão muito bem para poder aproveitar e fazer uma fêmea precoce”, apreciou o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, autor do blog  Crossbreeding.

O especialista atendeu o produtor em edição do Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta sexta, 26.

+ Vou obter bons resultados cruzando o Tabapuã com Nelore?

+ Qual é o melhor touro para cruzar com minhas vacas Tabapuã?

Vou manter volume de produção de leite cruzando vacas Girolando com Tabapuã?

Mesmo com tragédia familiar, empresária se tornou “rainha” da laranja e do Tabapuã

“Quando você fala que quer fazer animais para terminação sobre as suas cruzadas Braford, Simental e Angus, o ideal é você criar heterose. Então sobre a fêmea com sangue Simental, você poderia usar um outro bimestiço, um Brangus ou Braford, ou mesmo um africano, como o Bonsmara. Mesmo as Braford, pode utilizar um Braford e Bonsmara. Sobre as Angus também poderia usar um Braford, um Bonsmara”, indicou o consultor.

O zootecnista salientou qual seria a melhor opção caso o produtor queira aproveitar os bezerros para agregar valor à carne produzida. “Se você quiser gerar heterose e fazer carne muito macia a partir de um animal que vai criar pelo no inverno e perder no verão, o Bonsmara é uma opção interessantíssima para você”, sugeriu;

“Eu, no seu caso, utilizaria o Bonsmara de um modo geral. Ou um Brangus para fazer um animal todo padronizado. Se você usar o Brangus sobre as suas matrizes cruzadas e o Angus sobre as suas vacas Zebu, você vai fazer animais muito padronizados, todos nascerão pretos. Caso você queira pensar em carne mais macia ainda, o Bonsmara é uma espetacular opção para você usar sobre todo o seu gado europeuzado, ou taurinizado, como a gente costuma dizer”, concluiu o especialista.

Veja nos links a seguir sessões de perguntas e respostas sobre cruzamento industrial com Alexandre Zadra:

Sair da versão mobile