MANEJO REPRODUTIVO

Desafio das precocinhas: como emprenhar mais novilhas Nelore?

Confira as dicas do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

O desafio de emprenhar novilhas precoces, ou as ‘precocinhas’, tem se tornado um manejo estratégico para acelerar o giro da fazenda e garantir maiores ganhos. Assista ao vídeo abaixo e saiba os passos para emprenhar mais ‘precocinhas’.

A dúvida veio do telespectador João Geraldo Magalhães, da fazenda Pintada, de Jaíba (MG). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 2.

Magalhães escreveu para o Giro do Boi e disse que está com um lote de novilhas Nelore que na próxima estação de monta terá entre 14 e 16 meses de idade.

As fêmeas são filhas de touro puro de origem (PO) e as mães são matrizes comerciais. A dúvida do produtor é: se as novilhas atingirem o peso entre 290 e 300 quilos, os animais já poderiam ser desafiados na IATF? Qual a possibilidade de ter sucesso com este manejo?

Quem respondeu as dúvidas do produtor foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Acompanhamento das precocinhas Nelore

Técnico pecuário durante procedimento de IATF na fazenda. Foto: Divulgação
Técnico pecuário durante procedimento de IATF na fazenda. Foto: Divulgação

A efetiva identificação das precocinhas da raça Nelore, podendo ser precoce ou superprecoce, ocorre com fêmeas que emprenham antes dos 30 meses de idade.

Para as fêmeas emprenharem com mais facilidade é preciso um bom manejo sanitário e nutricional.

“As novilhas precisam ter um escore adequado para a reprodução. Isso fará com que elas respondam adequadamente ao protocolo de IATF”, diz Abreu.

Para que isso ocorra com o maior êxito possível, o produtor precisa fazer um acompanhamento técnico bem apurado com um técnico ou médico veterinário.

Exames necessários para fazer nas precocinhas

Lote de novilhas Nelore em área de pastagem. Foto: Divulgação

É indicado alguns exames como a palpação das novilhas fazer ter um diagnóstico mais preciso sobre a saúde reprodutiva dos animais.

Além disso é também importante saber como está o ciclo estral dessas novilhas, que está relacionado propriamente ao ciclo reprodutivo da matriz.

“Atendendo os aspectos nutricionais, sanitários e tendo uma genética boa já que são filhas de touros PO ela tem tudo para ter uma boa porcentagem dessas novilhas emprenhar o mais cedo possível”, diz Abreu.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile