ZEBU COM ZEBU

Cruza de Nelore com Sindi pode melhorar o escore do rebanho bovino?

Confira as recomendações do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

Será que o cruzamento de vacas Nelore com touros Sindi pode melhorar o escore do rebanho bovino da fazenda? Assista ao vídeo abaixo de confira a resposta detalhada.

A dúvida veio do telespectador Eduardo Santos, do município de Buritirama (BA). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 10.

O pecuarista mora numa região muito seca e quer fazer o cruzamento das suas fêmeas Nelore com o também zebuíno Sindi. A ideia é melhorar o escore corporal do seu rebanho.

Quem deu as recomendações foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

“O que melhora o escore corporal tanto de machos quanto de fêmeas é boia ou seja comida”, diz Abreu.

Manejo nutricional em rebanhos bovinos no semiárido brasileiro

Palma forrageira. Foto: Divulgação
Palma forrageira. Foto: Divulgação

O especialista indica a produção de silagem de capim e oferta de palma forrageira para o rebanho em áreas do semiárido brasileiro.

“É uma alternativa para ter alimentação para o gado principalmente em épocas estratégicas na época da seca”, diz Abreu.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Links de referência:

https://www.abcz.org.br/

https://www.abcz.org.br/a-abcz/racas-zebuinas

Sair da versão mobile