1º PRÊMIO PLANETA CAMPO

Como o exemplo do SUS torna fazenda de Goiás uma referência em bem-estar animal

Conheça o trabalho da fazenda Palmito, do município de Paranaiguara (GO) campeã na categoria pequena propriedade no 1º Prêmio Planeta Campo de Produção Sustentável

O exemplo do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) fez com que uma fazenda de Goiás se tornasse uma das referências em bem-estar animal no País. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

O Giro do Boi apresentou a história de sucesso da fazenda Palmito, do município de Paranaiguara (GO).

A propriedade foi campeã na categoria pequena propriedade no 1º Prêmio Planeta Campo de Produção Sustentável.

Cerca de 170 propriedades de gado de corte e leite se inscreveram e na categoria pequena propriedade, a vencedora foi a propriedade dos pecuaristas Rubia Barra e seu esposo José Guedes.

Exemplo que veio do SUS foi para a fazenda

Raça Senepol forma a base da fazenda que implementou protocolo do SUS na vacinação do gado. Foto: Reprodução
Raça Senepol forma a base da fazenda que implementou protocolo do SUS na vacinação do gado. Foto: Reprodução

Entre as ações que a levaram a Palmito ao título de fazenda modelo em sustentabilidade destaque para o bem-estar animal.

Nesse caso, o protocolo sanitário do gado recebeu todos os procedimentos adotados pelo SUS que foi uma das experiências de trabalho de Rubia.

A fazenda também foi destaque na produção e conservação da água e energia limpa e a humanização das pessoas envolvidas no seu trabalho que tem como foco o melhoramento genético da raça Senepol.

A fazenda sustentável de Goiânia

Os pecuaristas Rubia Barra e seu esposo José Guedes, da fazenda Palmito. Foto: Reprodução

Com 645 hectares, a Palmito está localizada em Paranaiguara, região sul do Estado de Goiás e a 350 quilômetros da capital, Goiânia.

A propriedade coleciona experiências bem sucedidas na formação das pastagens passando pela criação do gado nelore e o melhoramento genético da raça Senepol.

“A minha história com a fazenda começou realmente quando chegou o primeiro Senepol. Eu me apaixonei pela raça”, diz a produtora rural.

Foi a partir da experiência profissional como dentista no SUS que a fazenda elevou a régua da sanidade da fazenda com um controle mais rigoroso na vacinação do gado, com a limpeza e desinfecção das agulhas.

Confira a história na íntegra no vídeo acima produzido pela equipe de reportagem do Planeta Campo.

Sair da versão mobile