BIMESTIÇO ADAPTADO

Brangus: genética britânica com sotaque tropical

O Brangus é uma das raças com maior diversidade de criadores no mundo e apresenta altos índices de produtividade em países de clima tropical e subtropical.

Brangus: genética britânica com sotaque tropical. (Foto: Associação Brasileira de Brangus)
Brangus: genética britânica com sotaque tropical. (Foto: Associação Brasileira de Brangus)

A raça Brangus é um grande exemplo de como a seleção e o melhoramento genético podem produzir animais altamente produtivos e adaptáveis ​a diversas regiões de clima tropical e subtropical do planeta.

O Brangus tem suas raízes nos Estados Unidos, onde criadores visionários buscavam, no início da década de 1910, combinar o melhor de duas raças: o Angus e o Brahman. 

O Angus é um taurino conhecido por sua qualidade excepcional de carne, com marmoreio e suculência, enquanto o zebuíno Brahman é admirado por sua resistência às condições climáticas desafiadoras e resistência a endo e ectoparasitas.

O resultado dessa combinação é um animal fértil, rústico, precoce, mais tolerante ao calor, com fêmeas de boa habilidade materna e qualidade de carcaça e carne. 

Brangus no Brasil

A maioria dos criatórios estão na região Sul do Brasil. (Foto: Reprodução Giro do Boi.)

Os cruzamentos que deram origem ao Brangus brasileiro começaram por volta da década de 1940 no Rio Grande do Sul. 

Os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começaram o desenvolvimento da raça no município de Bagé, e utilizavam, além do Brahman, o Nelore como opção de sangue zebuíno,na proporção 5/8 angus zebu.

Qualidade de Carne

O percentual de sangue zebuíno permite o trabalho dos reprodutores Brangus a campo em diversas regiões do Brasil. (Foto: reprodução Giro do Boi).

Além da precocidade, rusticidade e adaptabilidade ao clima dos trópicos, o Brangus é reconhecido pela qualidade de sua carne. 

O Brangus apresenta marmoreio intermediário, que é a porção de gordura intramuscular da carne, o que confere excelente maciez e suculência à sua carne.

Sair da versão mobile